A que se compromete uma pessoa que se incorpora no Opus Dei?

A incorporação na prelatura do Opus Dei está essencialmente unida à vocação pessoal desse fiel. Daí que a incorporação implique o compromisso de viver tudo aquilo que se refere a essa vocação.

Nas suas manifestações externas, este compromisso situa-se sempre exclusivamente no plano da vida eclesial da pessoa, sem entrar nunca em âmbitos de natureza temporal. Trata-se de deveres que se referem à vida espiritual, à formação pessoal, à participação activa nas actividades apostólicas desenvolvidas pela prelatura. Por se tratar somente de âmbitos em que um fiel tem a liberdade de seguir um caminho ou outro, o compromisso com a prelatura é perfeitamente harmonizável com os deveres que o fiel tem em relação à Igreja universal e à Igreja particular e com as outras obrigações, tanto as naturais como as que tenha assumido por opção pessoal. A vinculação ao Opus Dei pretende precisamente ajudá-lo a viver o conjunto dos seus deveres correntes, quer na Igreja quer na sociedade civil.

Para alguns fiéis, o compromisso compreende também o celibato apostólico e uma maior disponibilidade ao serviço das actividades apostólicas próprias da prelatura.

Voltar às perguntas