“Portico Books”

“Portico Books” é uma livraria de Sidney em que se procura apresentar uma selecção de livros com boa doutrina, que pouco a pouco vai despertando o interesse do público, também através da Internet.

Muitos dos novos clientes provêm do site, que dá acesso a uma ampla informação bibliográfica sobre espiritualidade e educação dos filhos. Muitos optam depois por visitar a livraria; outros continuam em contacto através de telefone ou de e-mail.

Portico espera servir a Igreja disponibilizando novos recursos, cuidadosamente seleccionados, de acordo com as exigências de cada cliente. As visitas à livraria constituem uma oportunidade para ajudar as pessoas a entender melhor a fé a todos os níveis, quer se trate de um sacerdote que pergunta pelos Comentários ao Código de Direito Canónico da Universidade de Navarra, ou de uma mãe de família em busca de uma prenda para a Primeira Comunhão do seu filho.

Na maioria dos casos, este contacto inicial conduz a uma relação duradoura. Um sacerdote do norte da Nova Gales do Sul localizou a livraria na Internet e descobriu a possibilidade de pedir livros on line. No espaço de uma hora foram recebidos na Portico quatro pedidos seus, já que de cada vez descobria alguma coisa mais que acrescentar. Passados poucos dias, apresentou-se pessoalmente e passou longo tempo a ver tudo. Por ocasião de uma viagem de promoção a Brisbane, Portico montou um stand na sua paróquia, o que permitiu falar com as pessoas sobre boas leituras. O sacerdote, por seu lado, comentou o facto com colegas seus da zona e a notícia chegou às catequistas e bibliotecárias, que ficaram encantadas por encontrar bom material para o seu trabalho.

Outros sacerdotes convidaram a Portico a montar stands nas suas paróquias para introduzir os seus paroquianos na leitura espiritual. Entre outras coisas, pôde-se falar a muita gente da mensagem do Fundador do Opus Dei — a busca da santidade na vida corrente. Uma senhora de uma destas paróquias rurais comprou um livro de homilias e desde essa altura continua em contacto, contente por ter descoberto São Josemaria. Portico dispõe, também, de muitas outras publicações populares: livros sobre oração mental e os sacramentos, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, comentários sobre a liturgia aplicada à vida espiritual...

 Além disso, o público tem a possibilidade de assistir a “Book Parties” em casas privadas. Nessas ocasiões fala-se com mais detalhe de livros mais apropriados às características de cada grupo. Deste modo chegou-se a pessoas não católicas ou não cristãs, ou então cristãs mas que não praticam a sua fé. Uma mãe não católica da zona meridional da Nova Gales do Sul estava feliz por comprar livros sobre os sacramentos para que o seu marido, católico, pudesse explicar a fé aos seus filhos.

A boa leitura, por outro lado, mostrou ser uma grande ajuda na trajectória espiritual de todo o tipo de pessoas. Comprova-se também que às vezes pessoas que tiveram uma boa biblioteca desconhecem os novos títulos, especialmente para crianças e pais de família.

Nesses casos, ficam muito contentes por encontrar bons produtos: guias para o exame de consciência; livros ilustrados sobre a história da devoção à Sagrada Eucaristia; perguntas e respostas sobre os ensinamentos da Igreja acerca do amor e do matrimónio; publicações com argumentos de credibilidade em relação à a existência de Deus para adolescentes...