Terramoto no Chile: a hora da caridade

Reproduzimos umas palavras do Prelado do Opus Dei a propósito do terramoto que afectou o Chile no passado dia 27 de Fevereiro.

D. Javier Echevarría pediu para serem oferecidos sufrágios abundantes pelos falecidos no trágico terramoto e maremoto que sacudiu numerosos centros urbanos do Chile. Mal a notícia foi conhecida, o Prelado do Opus Dei enviou uma carta aos fiéis e cooperadores da Obra nesse país em que afirma: “Rezo – e peço orações aos que estão comigo – pelas pessoas que tenham sofrido danos físicos e também pelas perdas materiais. Imploremos a Deus que não entre o desespero nos que sofrem”. 

De modo particular, convidou os fiéis e cooperadores do Opus Dei a pôr-se ao serviço dos seus concidadãos com o seu próprio trabalho, com a diligência cristã e com a sua oração. E, sempre que for possível, “juntando-se pessoalmente às organizações de auxílio” do Governo, da Igreja e da sociedade civil que se estão a organizar. Nesta situação de extrema necessidade, o Prelado animou especialmente “os jovens a colaborar secundando o que planeiam as autoridades do país”. 

“Peço ao Senhor que a todos apoie – escreve o Prelado – também aos que prestam os socorros. Pensemos que é uma ocasião muito propícia para dar cumprimento ao mandato de caridade que nos pregou Jesus Cristo. A caridade que se viver agora há que pô-la em prática sempre com aqueles que estão perto de nós e amando de verdade toda a população”.