"A beleza é o selo da verdade"

Bento XVI concluiu o seu retiro espiritual no Vaticano com umas palavras de agradecimento. No Domingo rezará pela última vez, desta janela, o Angelus. Continuamos a juntar os textos que o papa pronuncia nestes dias.

(Palavras dirigidas à Cúria ao terminar o retiro espiritual, ml 23.02.2012)

Veio-me à mente que os teólogos medievais traduziram a palavra logos não só por verbum, mas também por ars; Verbum e ars são intermutáveis. Só nas duas juntas aparece, para os teólogos medievais, todo o significado da palavra logos. O Logos não é só uma razão matemática; o Logos tem um coração; Logos é também amor. A verdade é bela. Verdade e beleza dão as mãos: a beleza é o selo da verdade.

E no entanto, a partir dos Salmos e da nossa experiência quotidiana, também salientou que o “muito belo” do sexto dia – expresso pelo Criador – é permanentemente questionado, neste mundo, pelo mal, pelo sofrimento e pela corrupção. Quase parece que o diabo quisesse corromper permanentemente a criação, para contradizer Deus e tornar a Sua verdade e a Sua beleza irreconhecíveis. Num mundo tão marcado pelo mal também, o Logos, a beleza eterna e o 'Ars eterno, deve aparecer como caput cruentatum.

O Filho encarnado, o Logos encarnado, leva uma coroa de espinhos, e no entanto, assim, nesta figura sofredora do Filho de Deus, começamos a ver a beleza mais profunda do nosso Criador e Redentor; podemos, no silêncio da "noite escura", escutar a Sua Palavra. Crer não é outra coisa senão, na obscuridade do mundo, tocar a mão de Deus, e assim, em silêncio, escutar a Palavra, aperceber-se do Amor.

Finalmente, queridos amigos, gostaria de vos agradecer a todos e não só por esta semana, mas por estes oito anos, em que levastes comigo, com grande competência, afeto, amor e fé, o peso do ministério petrino. Continuo a estar-vos grato e ainda que termine agora a comunhão "exterior" e "visível” – como disse o cardial Ravasi – permanece a proximidade espiritual, a profunda comunhão na oração. Nesta certeza avançamos, confiados na vitória de Deus, seguros da verdade da beleza e do amor.