10 000 quilómetros pelas doenças tropicais negligenciadas com a bênção do Papa

Os fundos angariados com a segunda expedição “Vespa Extreme – Wheels for life” serão destinados ao Instituto de Saúde Tropical da Universidade de Navarra

O Papa Francisco benzeu no passado dia 8 no Vaticano a Vespa com que o aventureiro José Antonio Fernández levará a cabo a sua aventura Pamplona-Dakar-Pamplona com início a 20 deste mês. A expedição enquadra-se no projecto ‘ Vespa Extreme - Wheels for Life’, iniciativa que tem como duplo objetivo angariar fundos para a investigação de doenças tropicais negligenciadas, através do Instituto de Saúde Tropical da Universidade de Navarra (ISTUN), e consciencializar a sociedade sobre estas enfermidades que afectam milhões de pessoas.

Por ocasião da Audiência Geral, José Antonio Fernández teve a oportunidade de apresentar ao Papa a iniciativa solidária e a Vespa com que percorrerá os cerca de 10 000 quilómetros da viagem Vespa Extreme: Dakar 2017. Neste trajeto, iniciado a 20 de novembro, percorrerá a distância que liga Pamplona a Dakar (Senegal) sem nenhum tipo de apoio logístico, para levar medicamentos ao Hospital Center University Aristide Le Dantec.

A aventura, que terminará a 10 de dezembro, supõe uma viagem de quase 10 000 dos quais cerca de 6000 por estradas e caminhos entre dunas. Esta é a segunda expedição “Vespa Extreme” que José Antonio Fernández realiza, depois de se ter tornado no mês de janeiro na primeira pessoa a chegar numa Vespa ao Cabo Norte em pleno Inverno e sem apoio logístico com a finalidade de angariar fundos para o ISTUN.

Objectivo: 500 000 euros para a investigação de doenças negligenciadas

José Antonio Fernández afirmou : “Sua Santidade, o Papa Francisco interessou-se pelas dificuldades que implica esta nova aventura solidária e valorizou a realização de iniciativas que sirvam para sensibilizar as pessoas sobre as doenças negligenciadas”.

Além disso, durante a sua viagem a Itália, José Antonio Fernández apresentou a iniciativa solidária a Jesús Manuel Gracia Aldaz, embaixador de Espanha em Itália e San Marino, e a Gerardo Bugallo Ottone, embaixador de Espanha junto da Santa Sé.

#GeneralAudience
Una publicación compartida de Pope Francis (@franciscus) el

A iniciativa ‘Vespa Extreme – Wheels for Life’ iniciou no mês de maio uma campanha de angariação de fundos e apoios para o desenrolar desta viagem solidária com o objetivo de obter 500 000 euros para o financiamento do ISTUN. O Instituto foi criado em 2011 para investigar doenças que afetam países em vias de desenvolvimento, em colaboração com hospitais e centros de investigação de universidades desses países e aproveitando a experiência das Faculdades de Medicina, Farmácia, Ciências, Enfermagem e a Clínica da Universidade de Navarra.

Todo o dinheiro conseguido com esta campanha será destinado integralmente a este Instituto, já que José Antonio Fernández autofinancia as suas viagens Vespa Extreme. Além disso, foi criado um espaço no site do ISTUN para que os particulares possam realizar as suas doações (https://www.unav.edu/web/instituto-de-salud-tropical/amigos).

A aventura poderá ser seguida minuto a minuto através do geolocalizador SPOT, das redes sociais e do blog: https://vespaextreme.blog.