14 de fevereiro: a Obra é de Deus

Num 14 de fevereiro S. Josemaria entendeu com profundidade que Deus chamava as mulheres e os sacerdotes a ser e a fazer o Opus Dei.

Fotos: Ismael Martínez Sánchez.
  • Com os sinos a repicar: A Obra nasce, uma e outra vez, com cada mulher e cada homem chamados a dar-lhe vida: habita no "eterno hoje do Ressuscitado".
  • Três micro-histórias sobre a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz:
    O historiador Santiago Martínez fala sobre três dos primeiros membros da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, fundada por S. Josemaria em 1943. O número dos seus membros ultrapassa hoje os 4000 sacerdotes em todo o mundo.
  • O dia 14 de fevereiro de 1930 relatado em 'O Fundador do Opus Dei', biografia escrita por Andrés Vázquez de Prada. «No dia 14 de fevereiro de 1930, celebrava eu a Missa na capelinha da velha marquesa de Onteiro, mãe de Luz Casanova, que eu atendia espiritualmente quando era Capelão do Patronato. Durante a Missa, imediatamente depois da Comunhão, toda a Obra feminina! Não posso dizer que vi, mas sim que intelectualmente, com detalhe (depois acrescentei outras coisas, ao desenvolver a visão intelectual), captei o que havia de ser a Secção feminina do Opus Dei».
  • O dia 14 de fevereiro de 1943  relatado em 'O Fundador do Opus Dei', biografia escrita por Andrés Vázquez de Prada: «Rezei com confiança e entusiasmo, durante tantos anos, pelos vossos irmãos que se haveriam de ordenar e por aqueles que mais tarde seguiriam o seu caminho; e rezei tanto, que posso afirmar que todos os sacerdotes do Opus Dei são filhos da minha oração».

Outros textos sobre estas datas fundacionais


Vídeos

  • «Olho para ti e vejo que são precisas pessoas como tu»: Palavras de S. Josemaria para celebrar o 14 de fevereiro, dia em que compreendeu com uma clareza definitiva que o Opus Dei era caminho para todos.
  • 14 fevereiro 1930-2010: Várias mulheres relatam a sua vocação no Opus Dei, essa chamada de Deus que dá um novo colorido à realidade de cada dia.