Apresentamos o novo site

"Graças às redes sociais, a mensagem cristã pode viajar até aos confins da terra", disse recentemente o Papa Francisco. Com o novo site do Opus Dei, propomo-nos melhorar a proposta de uma mensagem: que é possível encontrar Deus na nossa vida corrente. Também na Internet.

O crescente aumento da importância da internet não pode ser indiferente a quem deseja anunciar a mensagem do Evangelho. Através do site do Opus Dei deseja-se continuar, com palavras de São Josemaria, "uma grande catequese".

Por isso, há já vários anos que publicamos palavras do Santo Padre, mensagens que o Prelado deseja transmitir, materiais com a doutrina da Igreja, testemunhos de quem procura a Deus na sua vida corrente, informação sobre iniciativas de atenção aos mais necessitados, etc.

As principais caraterísticas do novo site são:

a) 78 países diferentes onde se desenvolve o apostolado do Opus Dei contam com uma versão local do site e 32 línguas diferentes fazem-se eco da mensagem da chamada universal à santidade. Em breve, será acrescentado o hebraico.

b) O novo desenho mantém uma leveza e simplicidade, já presentes nas versões anteriores, que lhe permite chegar aos públicos de todas as culturas e durar no tempo.

c) O menu superior consta de seis secçõesO que é?, O Prelado, Notícias, S. Josemaria, Vida Cristã e O Opus Dei em Portugal. Cada secção subdivide-se para dar acesso a diferentes subsecções com os conteúdos da página. A nova estrutura do site permite encontrar os conteúdos de forma simples e rápida. Além disso, permite incluir nas páginas toda a riqueza de artigos que, ao longo dos anos, foi acumulada.

d) Para facilitar a leitura no monitor, a página apresenta um tipo de letra maior. Além disso, quem o pretender, poderá descarregar automaticamente qualquer artigo em formato epub e mobi, para ler e armazenar no telefone ou tablet.

e) O novo desenho dá maior relevância aos elementos visuais – com fotografias e vídeos maiores – para tornar mais agradável a sua leitura. Os vídeos de São Josemaria, de D. Álvaro ou sobre pessoas que vivem o espírito do Opus Dei estão entre os conteúdos mais consultados do site.

f) Uma novidade importante é o desenvolvimento de sub-sites: sites que, dependentes da página da Obra, desenvolvem conteúdos tão amplos que exigem páginas próprias. Referimo-nos aos novos sites da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, de cada um dos fiéis em processo de canonização – em especial o futuro Beato Álvaro del Portillo – e dos cooperadores do Opus Dei.

g) Foi também melhorado o motor de busca. O novo site pode ser consultado quer a partir de computadores de secretária, quer de smartphones ou tablets: o site adapta-se ao tamanho do monitor.

h) Melhorou-se a Newsletter que é enviada periodicamente por quem a subscreveu. Mantém-se também o envio diário por mail de um breve texto de São Josemaria, que é recebido todos os dias mais de 20.000 pessoas.

O Papa Francisco resumiu recentemente o objetivo que nos propomos na Internet:"Abrir as portas das igrejas significa abri-las também no mundo digital, quer para que as pessoas entrem, em qualquer condição de vida em que se encontrem, quer para que o Evangelho possa cruzar o umbral do templo e sair ao encontro de todos".