As preces do Opus Dei

Todos os dias, os fiéis da Prelatura elevam o coração ao Senhor, mediante esta oração em que louvam, agradecem e pedem a Deus Pai, por Jesus Cristo no Espírito Santo, pelas necessidades pessoais e dos outros.

As preces do Opus Dei

As preces do Opus Dei em latim: Formato PDF para telemóveis. Formato PDF. Formato ePub. Formato pdb. Formato Mobi.

As preces do Opus Dei em latim/português: Formato PDF para telemóveis. Formato PDF. Formato ePub. Formato Mobi.


Ouça as preces do Opus Dei em latim


Introdução histórica

Oração em latim

Tradução portuguesa


Em 10 de dezembro de 1930, S. Josemaria escrevia nos seus Apontamentos íntimos: «Temos estado a fazer cópias das “Preces ab Operis Dei sociis recitandae”. Foram aprovadas pelo meu confessor. Vê-se que o Senhor, porque assim tem de ser no miolo a sua Obra, quis que comece pela oração»[1].

Estas palavras do Fundador do Opus Dei são um fiel reflexo dos seus constantes ensinamentos: «a oração é o alicerce do edifício espiritual»[2], de todo o trabalho sobrenatural e de toda a ação apostólica; é o meio indispensável para avançar na luta pela santidade[3]. As Preces (plural do latim prex: oração, súplica) constituem, no Opus Dei, uma maneira de concretizar esta necessidade – comum a toda a alma cristã[4]. Todos os dias, os fiéis da Prelatura elevam o coração ao Senhor, mediante esta oração em que louvam, agradecem e pedem a Deus Pai, por Jesus Cristo no Espírito Santo, pelas necessidades pessoais e dos outros. Deste modo, nesta partezinha da grande família de Deus, que é a Igreja, repete-se de novo aquela cena da Igreja primitiva que S. Lucas recolhe: «perseveravam unanimemente em oração, e eram um só coração e uma só alma»[5].

S. Josemaria foi compondo esta oração com textos da Sagrada Escritura e da Liturgia da Igreja ao longo das primeiras décadas da existência da Obra. Através da recitação diária destas preces, os fiéis da Prelatura agradecem a Deus o dom da sua vocação cristã e manifestam a plena disponibilidade para fazer a Sua Vontade. Rezam-se em latim em todo o mundo.

As Preces começam com a palavra Serviam! – Servirei! – que sintetiza o propósito de servir o Senhor e promover a extensão do Seu Reino a todo o mundo. Depois de se dirigirem à Santíssima Trindade com palavras de adoração e agradecimento (À Santíssima Trindade: Nós Vos damos graças, ó Deus, nós Vos damos graças, verdadeira e única Trindade, única e suprema Divindade, única e santa Unidade), os fiéis da Obra recorrem ad Iesum Christum Regem, a Jesus Cristo Rei, que os envia a abrir os caminhos divinos da terra[6] a todos os homens: O Senhor é o nosso Juiz e nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei: Ele nos salvará. E invocam Christe, Fili Dei vivi, miserere nobis: Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de nós, antes de implorar a ajuda da Segunda Pessoa da Trindade: Levantai-Vos, Cristo, vinde em nosso auxílio. E salvai-nos pela Vosso nome.

Colocando-se sob a proteção de Deus misericordioso com invocações do Salmo 27 – o Senhor é a minha luz e salvação, de quem hei de ter medo?: ainda que acampem os exércitos contra mim, o meu coração não temerá. Mesmo que me declarem a guerra, ainda assim terei confiança, recorrem também à intercessão de Nossa Senhora, medianeira de todas as graças, Lembra-te, Virgem Mãe de Deus, quando estiveres na presença de Deus, de dizer-lhe coisas boas de nós. Recorrem também a S. José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria; Deus estabeleceu-te como pai do Rei e Senhor da sua casa: roga por nós.

Invocam os Anjos da Guarda, em cuja festa nasceu o Opus Dei: Santos Anjos da nossa Guarda, defendei-nos na nossa batalha, para que não pereçamos no juízo final, e convocam de seguida a intercessão de S. Josemaria – nosso Fundador, diz-se – com afeto e confiança filial: Intercede pelos teus filhos para que, fiéis ao espírito do Opus Dei, santifiquemos o trabalho e procuremos ganhar almas para Cristo. Esta última invocação foi acrescentada em 17 de maio de 1992 por ocasião da beatificação e, onde estava “Beato”, pôs-se “Santo” em 6 de outubro de 2002, dia em que o Fundador foi canonizado por S. João Paulo II.

Surgem depois uma série de petições. Em primeiro lugar, pelo Santo Padre, o Papa, de quem é dito o nome, O Senhor o conserve e lhe dê vida, e o faça santo na terra e não o entregue nas mãos dos seus inimigos. A seguir, pelo Bispo de cada diocese, para quem se pede que permaneça firme e execute o seu ministério de pastor com a tua fortaleza, na sublimidade do teu nome. Reza-se também pela unidade do apostolado, com palavras da oração sacerdotal de Jesus Cristo na Última Ceia; que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, como nós somos um[7] e com as que são utilizadas também pelo Senhor para responder aos fariseus[8]: Todo o reino dividido contra si mesmo ficará destruído. E toda a cidade, dividida contra si mesmo, não poderá subsistir.

Pede-se depois por todos aqueles que, por amor do nome do Senhor, cooperam de algum modo com a atividade pastoral desempenhada pela Prelatura; Oremos pelos nossos benfeitores: Dignai-Vos, Senhor, recompensar com a vida eterna todos os que, em Vosso nome, nos fizeram bem. Amen.

Em continuidade com a súplica pelos pastores da Igreja, pede-se agora pelo Prelado do Opus Dei, familiarmente chamado “Padre”, que Deus pôs na terra como cabeça desta parte do Povo de Deus: A misericórdia do Senhor se estenda sobre ele desde a eternidade e até à eternidade, pois o Senhor guarda aqueles que O amam. E, como é lógico, nesta oração de família, não pode faltar a petição pelos demais fiéis da Prelatura, quer vivos, quer defuntos: Salvai, meu Deus, os Vossos servos que em Vós esperam. Enviai-lhes do Céu, Senhor, o Vosso auxílio. E, de Sião, protegei-os. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. Entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Amen.

Nas orações finais, os fiéis invocam novamente Deus com a certeza de serem escutados: Escutai, Senhor, a minha oração. E o meu clamor chegue até Vós, confiando na Sua misericórdia: Deus, de quem é próprio perdoar e usar sempre de misericórdia: acolhei as nossas súplicas. Queimai, Senhor, com o fogo do Espírito Santo, os nossos rins e o nosso coração, para que Vos sirvamos com o corpo casto e Vos agrademos com o coração limpo. Fazei, Senhor, que a vossa graça inspire sempre as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa oração e atividade por Vós comece e em Vós acabe. Por Cristo Nosso Senhor. Amen.

Pedem também o gaudium cum pace: Que o Senhor omnipotente e misericordioso nos conceda a alegria e a paz, a emenda de vida, o tempo de verdadeira penitência, a graça e a consolação do Espírito Santo, e a perseverança no Opus Dei.

Por último, recorrem à intercessão dos Padroeiros dos apostolados da Obra – os Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael e os apóstolos S. Pedro, S. Paulo e S. João – e, se estiver presente um sacerdote, dá a bênção para que o Senhor esteja nos vossos corações e nos vossos lábios. Termina-se, finalmente, com uma saudação que recorda a que os primeiros cristãos trocavam entre si, de sabor tão humano e sobrenatural: Pax, in æternum.


[1] S. Josemaria, Apuntes íntimos , n. 128, em A. Vázquez de Prada, O Fundador do Opus Dei , vol. I, Verbo, Lisboa 2002, p. 336.

[2] S. Josemaria, Caminho, n. 83.

[3] cf. 1Ts 4, 3.

[4] cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 2744-2745.

[5] At 1, 14 e 4, 32.

[6] cf. S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 31.

[7] cf. Jo, 17, 21-22.

[8] Mt 12, 25.


PRECES

Sérviam!

V /. Ad Trinitatem Beatíssimam.

R /. Grátias tibi, Deus, grátias tibi: vera et una Trínitas, una et summa Déitas, sancta et una Unitas.

V /. Ad Iesum Christum Regem.

R /. Dóminus Iudex noster; Dóminus Légifer noster; Dóminus Rex noster. Ipse salvabit nos.

V /. Christe, Fili Dei vivi, miserere nobis.

R /. Christe, Fili Dei vivi, miserere nobis.

V /. Exsurge, Christe, ádiuva nos.

R /. Et líbera nos propter nomen tuum.

V /. Dóminus illuminátio mea et salus mea: quem timebo?

R /. Si consistant adversum me castra, non timebit cor meum; si exsurgat adversum me proélium, in hoc ego sperabo.

V /. Ad Beatam Vírginem Mariam Mediatricem.

R /. Recordare, Virgo Mater Dei, dum stéteris in conspectu Dómini, ut loquaris pro nobis bona.

V /. Ad Sanctum Ioseph Sponsum Beatae Mariae Vírginis.

R /. Fecit te Deus quasi Patrem Regis, et dóminum universae domus eius: ora pro nobis.

V /. Ad Angelos Custodes.

R /. Sancti Angeli Custodes nostri, deféndite nos in proélio ut non pereamus in tremendo iudício.

V /. Ad Sanctum Iosephmariam Conditorem nostrum.

R /. Intercede pro fíliis tuis ut, fideles spirítui Operis Dei, laborem sanctificemus et ánimas Christo lucrifácere quaeramus.

V /. Oremus pro Beatíssimo Papa nostro N.

R /. Dóminus conservet eum, et vivíficet eum, et beatum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum eius.

V /. Oremus et pro Antístite huius dioecesis.

R /. Stet et pascat in fortitúdine tua, Dómine, in sublimitate nóminis tui.

V /. Oremus pro unitate apostolatus.

R /. Ut omnes unum sint, sicut tu Pater in me et ego in te: ut sint unum, sicut et nos unum sumus.

V /. Omne regnum divisum contra se, desolábitur.

R /. Et omnis cívitas vel domus divisa contra se non stabit.

V /. Oremus pro benefactóribus nostris.

R /. Retribúere dignare, Dómine, ómnibus nobis bona faciéntibus propter nomen tuum, vitam aeternam. Amen.

V /. Oremus pro Patre.

R /. Misericórdia Dómini ab aeterno et usque in aeternum super eum: custodit enim Dóminus omnes diligentes se.

V /. Oremus et pro frátribus nostris Operis Dei, vivis atque defunctis.

R /. Salvos fac servos tuos, Deus meus, sperantes in te.

V /. Mitte eis, Dómine, auxílium de sancto.

R /. Et de Sion tuere eos.

V /. Réquiem aeternam dona eis, Dómine.

R /. Et lux perpétua lúceat eis.

V /. Requiescant in pace.

R /. Amen.

V /. Dómine, exaudi orationem meam.

R /. Et clamor meus ad te véniat.

Sacerdos, si Preces moderatur, exsurgit et addit Dóminus vobiscum, stans etiam dum recitat orationem.

V /. Dóminus vobiscum.

R /. Et cum spíritu tuo.

Oremus.

Deus, cui próprium est misereri semper et párcere: súscipe deprecationem nostram. Ure igne Sancti Spíritus renes nostros et cor nostrum, Dómine: ut tibi casto córpore serviamus, et mundo corde placeamus.

Actiones nostras, quaésumus Dómine, aspirando praéveni et adiuvando proséquere: ut cuncta nostra orátio et operátio a te semper incípiat, et per te coepta finiátur. Per Christum Dóminum nostrum.

R/. Amen.

Omnes dicunt:

Gáudium cum pace, emendationem vitae, spátium verae poeniténtiae, grátiam et consolationem Sancti Spíritus atque in Opere Dei perseverántiam, tríbuat nobis Omnípotens et Miséricors Dóminus.

V /. Sancte Míchaël.

R /. Ora pro nobis.

V /. Sancte Gábriel.

R /. Ora pro nobis.

V /. Sancte Ráphaël.

R /. Ora pro nobis.

V /. Sancte Petre.

R /. Ora pro nobis.

V /. Sancte Paule.

R /. Ora pro nobis.

V /. Sancte Ioannes.

R /. Ora pro nobis.

Cum adsit aliquis Sacerdos, dignior ait:

Iube, Domne, benedícere.

Sacerdos benedicit:

Dóminus sit in córdibus vestris, et in lábiis vestris, in nómine Patris + et Fílii et Spíritus Sancti.

R /. Amen.

V /. Pax.

R /. In aeternum.


Tradução em português da oração Preces do Opus Dei

Servirei!

V /. À Santíssima Trindade.

R /. Nós Vos damos graças, ó Deus, nós Vos damos graças, verdadeira e única Trindade, única e suprema Divindade, única e santa Unidade.

V /. A Jesus Cristo Rei.

R /. O Senhor é o nosso Juiz e nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei: Ele nos salvará.

V /. Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.

R /. Cristo, Filho de Deus vivo, tende piedade de nós.

V /. Levantai-Vos, Cristo, vinde em nosso auxílio.

R /. E salvai-nos pela Vosso nome.

V /. O Senhor é minha luz e salvação, de quem hei de ter medo?

R /. Ainda que acampem os exércitos contra mim, o meu coração não temerá. Mesmo que me declarem a guerra, ainda assim terei confiança.

V /. À Bem-aventurada Virgem Maria, Medianeira.

R /. Lembra-te, Virgem Mãe de Deus, quando estiveres na presença de Deus, de dizer-lhe coisas boas de nós.

V /. A São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria.

R /. Deus estabeleceu-te como pai do Rei e Senhor da sua casa: roga por nós.

V /. Aos Anjos da Guarda.

R /. Santos Anjos da nossa Guarda, defendei-nos na nossa batalha, para que não pereçamos no juízo final.

V /. A São Josemaria, nosso Fundador.

R /. Intercede pelos teus filhos para que, fiéis ao espírito do Opus Dei, santifiquemos o trabalho e procuremos ganhar almas para Cristo.

V /. Oremos pelo nosso Santo Padre N.

R /. O Senhor o conserve e lhe dê vida, e o faça santo na terra e não o entregue nas mãos dos seus inimigos.

V /. Oremos também pelo Bispo desta diocese.

R /. Que permaneça firme e exerça o seu ministério de pastor com a tua fortaleza, na sublimidade do teu nome.

V /. Oremos pela unidade do apostolado.

R /. Para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, como nós somos um.

V /. Todo o reino dividido contra si mesmo ficará destruído.

R /. E toda a cidade, dividida contra si mesmo, não poderá subsistir.

V /. Oremos pelos nossos benfeitores.

R /. Dignai-Vos, Senhor, recompensar com a vida eterna todos os que, em Vosso nome, nos fizeram bem. Amen.

V /. Oremos pelo Padre.

R /. A misericórdia do Senhor se estenda sobre ele desde a eternidade e até à eternidade, pois o Senhor guarda aqueles que O amam.

V /. Oremos também pelos nossos irmãos do Opus Dei, vivos e defuntos.

R /. Salvai, meu Deus, os Vossos servos que em Vós esperam.

V /. Enviai-lhes do Céu, Senhor, o Vosso auxílio.

R /. E, de Sião, protegei-os.

V /. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso.

R /. Entre os esplendores da luz perpétua.

V /. Descansem em paz.

R /. Amen.

V /. Escutai, Senhor, a minha oração.

R /. E o meu clamor chegue até Vós.

Se é um sacerdote a dirigir a recitação das Preces, levanta-se e acrescenta: O Senhor esteja convosco, permanecendo de pé também enquanto recita a oração.

V /. O Senhor esteja convosco.

R /. E com o teu espírito.

Oremos.

Deus, de quem é próprio perdoar e usar sempre de misericórdia: acolhei as nossas súplicas. Queimai, Senhor, com o fogo do Espírito Santo, os nossos rins e o nosso coração, para que Vos sirvamos com o corpo casto e Vos agrademos com o coração limpo.

Fazei, Senhor, que a vossa graça inspire sempre as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa oração e atividade por Vós comece e em Vós acabe. Por Cristo Nosso Senhor.

R /. Amen.

Todos dizem:

Que o Senhor omnipotente e misericordioso nos conceda a alegria e a paz, a emenda de vida, o tempo de verdadeira penitência, a graça e a consolação do Espírito Santo, e a perseverança no Opus Dei.

V /. São Miguel.

R /. Roga por nós.

V /. São Gabriel.

R /. Roga por nós.

V /. São Rafael.

R /. Roga por nós.

V /. São Pedro.

R /. Roga por nós.

V /. São Paulo.

R /. Roga por nós.

V /. São João.

R /. Roga por nós.

Se há um sacerdote presente, aquele que preside diz:

A vossa bênção.

O sacerdote abençoa:

O Senhor esteja nos vossos corações e nos vossos lábios, em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.

R /. Amen.

V /. Paz.

R /. Para sempre.

J. Yániz e E. Muñiz