Atos da Beatificação em Madrid e Roma

Programa de atos por ocasião da beatificação de D. Álvaro del Portillo (27 de setembro, Madrid).

ESPANHA

Karaoke familiar para ajudar um hospital da Nigéria impulsionado por Álvaro del Portillo (3 de setembro)

Trata-se do primeiro Sing along familiar solidário organizado pela ONG Harambee, que pretende dar assistência médica a 12.000 crianças num novo pavilhão materno-infantil, no Niger Foundation Hospital and Diagnostic Center, um hospital fundado em 1990 na zona rural de Ezeagu, na Nigéria.

Mais informação: https://www.harambee.es/2014/08/26/el-rey-leon-canta-y-baila-por-nigeria/

Local: Cinema Callao (Madrid)

Recolha de alimentos (5-7 e 12-14 de setembro)

Seguindo as palavras e da vida de Álvaro del Portillo, que foram sempre um estímulo para ajudar os outros, os organizadores pretenderam que esta festa tenha uma profunda vertente social, que se concretiza em diversas iniciativas. Entre outras, haverá uma recolha de alimentos "Álvaro del Portillo", que será levada a cabo em mais de 45 cidades, na primeira quinzena de setembro. Os alimentos recolhidos durante esses dias serão entregues a instituições de beneficência que se encarregarão da distribuição.

A participação nessas recolhas de alimentos está aberta a todas as pessoas que pretendam colaborar. A coordenação está a cargo de colégios, paróquias e outros trabalhos apostólicos que o Opus Dei desenvolve em diferentes cidades do país.

Apresentação do livro de D. Álvaro del Portillo "Caminhar com Jesus ao ritmo do ano litúrgico" (9 de setembro)

Ramón Herrando, Vigário do Opus Dei em Espanha e José Carlos Martín de la Hoz, Vice-postulador da Causa de Beatificação de Álvaro del Portillo, apresentarão o livro em que o editor selecionou, das cartas que Álvaro del Portillo escreveu, textos à volta do ano litúrgico.

Mais informação: https://opusdei.org/pt-pt/article/caminhar-com-jesus-ao-ritmo-do-ano-liturgico/

Local: Fundação Rafael del Pino. Rua Rafael Calvo 39. Madrid.

Um Santo em Dados, na praça Colón (11-28 de setembro)

Madrid acolherá a etapa final desta mostra, que percorreu com grande aceitação a geografia espanhola desde a sua inauguração em Pamplona, em maio. Grandes painéis, vídeos, infografias, mapas e fotografias percorrem a sua vida de uma forma muito flexível.

Mais informação: https://unsantoendatos.wordpress.com/

Local: Centro de Turismo de Colón(Praça Colón: Passagem subterrânea do Paseo de la Castellana, acessos R. Génova e R. Goya, 1).

Álvaro del Portillo na Escola de Engenheiros de Estradas (15-30 de setembro)

A exposição será inaugurada no dia de 15 de setembro às 12h30 com uma mesa redonda em que intervirão Fco. Javier Martín Carrasco, Director da E.T.S. de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos; Edelmiro Rúa, Catedrático emérito de la E.T.S. de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos; Andrés Monzón, Catedrático de Transportes da E.T.S. de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos; Teresa Sádaba, Porta-voz da Comissão de beatificação de Álvaro del Portillo e Sálvador Bernal, biógrafo de Álvaro del Portillo.

Mais informação:https://opusdei.org/pt-pt/article/alvaro-del-portillo-na-escola-de-engenheiros-de-estradas/

Local: Campus Cidade Universitária. Rua Professor Aranguren 3. 28040 Madrid

A figura de Álvaro del Portillo na História da Igreja (19 de setembro)

Palestra-colóquio com Pablo Pérez, catedrático de História Contemporânea da Universidade de Navarra, que selecionará alguns aspectos do século XX como pano de fundo para apresentar a figura de Álvaro del Portillo, no seu tempo.

Local: Auditório Alfredo Kraus de Majadahonda (Rua las Norias, 29. Majadahonda. Madrid)

Adoração Eucarística e outros atos litúrgicos (22-29 de setembro)

Durante a semana da cerimónia de beatificação de D. Álvaro del Portillo, numerosos templos de Madrid acolherão diversos atos religiosos abertos a todas as pessoas.

Mais informação: https://opusdei.org/pt-pt/article/adoracao-eucaristica-durante-semana-da-beatificacao/

Ponto de informação na Basílica da Milagrosa, com painéis sobre as atividades de Harambee em África. (24-28 de setembro)

Por ocasião da beatificação de D. Álvaro del Portillo, aAssociação Harambee África International, organizou uma mostra fotográfica sobre quatro iniciativas sociais nascidas sob o impulso do primeiro sucessor de São Josemaria à frente do Opus Dei.

Mais informação:https://opusdei.org/es-es/article/video-4-proyec...

Local: Igreja de La Milagrosa (Madrid)

Interior da igreja de La Milagrosa (Madrid)

Jornada "40 iniciativas contra a pobreza. Encontro internacional Álvaro del Portillo" (25 de setembro)

No dia 25 de setembro Madrid acolherá o “Encontro Internacional 40 Iniciativas contra a pobreza”, organizado pela Fundação Promoção Social da Cultura, que pretende dar a conhecer as iniciativas sociais impulsionadas pelo primeiro prelado do Opus Dei em todo o mundo, como resultado do seu interesse quando visitou esses países e da generosa resposta de inúmeros cidadãos. Responsáveis locais das iniciativas analisarão a sua gestação, desenvolvimento e experiências que continuam vivas nos cinco continentes, mantendo o espírito do seu promotor.

Mais informação:https://40contralapobreza.com

Local: Rua Sebastián Herrera, 15. Madrid (Salão de atos)

Centro de Cuidados Paliativos Laguna: Um santo na minha consulta (16 e 26 de setembro)

Este Centro médico, www.lagunacuida.org, oferece cuidados especializados que em poucos anos o converteram num destacado ponto de referência na sua área de atuação. Laguna nasceu como resultado da canonização de São Josemaria e une-se agora à beatificação do seu sucessor.

O programa inclui no dia 16 de setembro a conferência Um santo na minha consulta, por parte do Dr. Jesús Prieto, um dos médicos de Álvaro del Portillo e catedrático de Patologia Médica da Universidade de Navarra. Além disso, Teresa Gómez, familiar de doente de Cuidados Paliativos e a Dra. Raquel Puerta Ardiz, Médica de Cuidados Paliativos, darão os seus testemunhos.

Na sexta-feira, dia 26 de setembro, falar-se-á sobre Laguna, sob o impulso de São Josemaria e Álvaro del Portillo.Os Cuidados Paliativos e a humanização da medicina. Antonio Noguera, Sub-diretor Médico da Fundação Vianorte-Laguna e Médico de Cuidados Paliativos, explicará os objetivos de Laguna e proporcionará uma visita guiada.

Esta jornada está aberta a médicos, pessoal de saúde e promotores de hospitais, bem como aos jornalistas acreditados na beatificação, que poderão inscrever-se em comunicacion@lagunacuida.org.

Local: Fundação Vianorte-Laguna, Rua Concejal Francisco José Jiménez, 12828047, Madrid. Tfno. 91 509 91 37

Haverá informação actualizada em www.alvarodelportillo.org

ROMA

Mara Celani, porta-voz dos atos romanos para a beatificação

Transladação do corpo do Beato Álvaro para a Basílica de Santo Eugénio (29 de setembro, às 18:00 h.)

De 29 de setembro a 2 de outubro, os fiéis que cheguem a Roma, poderão ir à Basílica de Santo Eugénio (viale delle Belle Arti 10), onde serão colocados temporariamente os restos mortais do novo Beato, para facilitar a afluência de numerosos fiéis. A transladação do corpo do Beato Álvaro da igreja prelatícia de Santa Maria da Paz para a Basílica de Santo Eugénio terá lugar na segunda-feira, dia 29 às 18:00 h.

Exposição Álvaro del Portillo e África

Nesses mesmos dias poder-se-á visitar – no pátio da basílica – uma exposição sobre a vida do novo beato e sobre várias iniciativas sociais e educativas que impulsionou em diversos países. Será também promovida uma recolha de fundos para o desenvolvimento de três projetos relacionados com o apoio à mulher e à infância que surgiram por desejo de D. Álvaro na Nigéria, Costa de Marfim e República Democrática do Congo, bem como para a criação de um fundo de bolsas para sacerdotes de África que estudam em Roma (www.harambee-africa.org).

Missas de ação de graças (30 de setembro)

Nas Basílicas de São João de Latrão (às 11:00 h.) e Santa Maria Maior (às 16:30 h.) presididas respetivamente pelos cardeais Agostino Vallini (vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma) e Santos Abril y Castelló (arcipreste da Basílica liberiana).

Audiência geral com o Papa Francisco (1 de outubro, às 10 da manhã)

Pode-se participar na audiência geral com o Papa Francisco na Praça de São Pedro, para manifestar desse modo a união com o Santo Padre e o agradecimento pela beatificação.

Adoração eucarística e bênção com a relíquia do Beato Álvaro del Portillo

Nesse mesmo dia, às 17:00 h. será celebrado na Basílica de Santo Eugénio um ato de adoração eucarística, seguido de uma bênção com a relíquia do Beato Álvaro e a transladação do seu corpo para a cripta da igreja prelatícia de Santa Maria da Paz.