Campus Bio-Medico: Serviços de saúde em Roma

O Campus Bio-Médico é uma universidade que desde 1993 disponibiliza cuidados de saúde na cidade de Roma (Itália). Sexta-feira, 14 de Março, inaugura-se a nova sede, que inclui um hospital com 400 camas, aulas para 5 cursos e um Centro de Investigação Avançada.

Hospital policlínico disponibiliza cuidados de saúde a uma parte da população de Roma.

No dia 14 de março inaugura-se em Roma a nova sede da Universidade Campus Bio-Medico. Assistirão à cerimónia o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone; o presidente regional, Piero Marrazzo e o Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría.

O Campus Bio-Médico de Roma é uma obra corporativa do Opus Dei. Surgiu em 1993. Dispõe de uma Universidade, que oferece 5 cursos; um hospital com 400 camas e um Centro de Investigação clínica.

Os começos desta iniciativa remontam a finais dos anos 80, quando D. Álvaro del Portillo alentou alguns membros do Opus Dei, que já trabalhavam na área da saúde, a avançar com um hospital que oferecesse alta qualidade na atenção aos doentes e no qual se pudessem formar universitários com vocação médica.

Desde o seu início, o Campus é uma obra corporativa do Opus Dei; isto supõe que tanto no que respeita à atenção aos doentes como na investigação ou ensino universitário, se promovem os valores cristãos, o profissionalismo, a dignidade da pessoa humana e o trabalho bem feito ao serviço dos outros, respeitando a liberdade de todos.

O Campus Bio-Medico iniciou a sua atividade em 1993 com uma pequena Faculdade de Medicina e Enfermagem e uma clínica universitária com 150 camas. 15 anos depois, o Campus é uma realidade universitária bem estabilizada em Roma.

Mais de 1.000 estudantes frequentam um dos 5 cursos que disponibiliza o Campus Biomédico.

Atualmente, conta com mais de 1.000 alunos nos 5 cursos, Medicina e Cirurgia, Engenharia biomédica, Dietética, Enfermagem e Ciências da Alimentação e Nutrição Humana.

Os estudantes do Campus Bio-Medico estão em contacto contínuo com o pessoal que já trabalha no Hospital. Os futuros médicos, engenheiros, enfermeiros ou dietistas aprendem com o trabalho diário dos profissionais.

O hospital atende anualmente mais de 15.000 doentes e realiza 8.000 internamentos hospitalares. Na nova sede do Campus, espera-se poder aumentar estes serviços. Está situada no bairro de Trigoria, nos arredores de Roma e dá apoio a uma ampla zona de crescimento da cidade.

Imagem da nova sede, inaugurada pelo Cardeal Tarcisio Bertone e D. Javier Echevarría.

NOVA SEDE EM ROMA

Os edifícios compreendem um hospital com 18 salas de operações e 400 camas; um Centro de Investigação Avançada em biomedicina e bioengenharia em que trabalharão 300 investigadores e um Centro de Saúde de Idosos. Foram construídos num terreno com 75 hectares, graças ao apoio do ator de cinema Alberto Sordi.

O Centro para a Saúde de Idosos funciona desde 2000 e disponibiliza assistência médica e atividades sociais para pessoas da terceira idade.

O vestíbulo de entrada do novo hospital policlínico.

Além disso, nos próximos anos serão construídos, num novo terreno, salas de aula, uma residência para estudantes e um hotel destinado às famílias dos doentes.