Faleceu D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

Às 21h10 (20h10 hora portuguesa) de 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, faleceu D. Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei.

(Actualizada às 22.15)
Roma, 12 de dezembro. Às 21h10 de 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, faleceu D. Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. O vigário auxiliar da prelatura, Mons. Fernando Ocáriz, administrou-lhe os últimos sacramentos na tarde do mesmo dia.
O prelado do Opus Dei foi internado no passado dia 5 de dezembro na clínica do Campus Bio-Médico de Roma por causa de uma infecção pulmonar ligeira.
D. Javier Echevarría estava a ser submetido a um tratamento com antibiótico para combater a infecção. O quadro clínico complicou-se nas últimas horas provocando uma insuficiência respiratória, que veio a causar o falecimento.
Conforme o que está previsto no direito da prelatura, o governo corrente da prelatura recai agora sobre o vigário auxiliar Mons. Fernando Ocáriz. Segundo os estatutos da prelatura, a ele compete convocar no prazo de um mês o congresso electivo para escolha do novo prelado. O congresso deve realizar-se no prazo de 3 meses. A escolha tem de ser posteriormente confirmada pelo Papa.
O prelado tinha 84 anos de idade. Nasceu em Madrid em 1932, e foi nessa cidade que conheceu S. Josemaría, de quem foi secretário de 1953 a 1975. Mais tarde, foi nomeado secretário geral do Opus Dei. Em 1994 foi eleito prelado. Recebeu das mãos de S. João Paulo II a ordenação episcopal no dia 6 de janeiro de 1995 na Basílica de S. Pedro.
Durante a noite foram celebradas várias missas de corpore insepulto na capela do centro hospitalar.

Mons. Fernando Ocáriz reza um responso por alma do Prelado do Opus Dei.

Mons. Ocáriz: oração, serenidade, unidade

Ao comunicar a notícia, Mons. Fernando Ocáriz, vigário auxiliar e geral da prelatura do Opus Dei, disse que estes são momentos “de oração, de serenidade e de unidade”.
E acrescentou: “à pena por ver partir um pai, junta-se a gratidão pelo afecto e pelo bom exemplo que nos deu ao longo destes 22 anos como prelado”.

O vigário auxiliar contou que no passado dia 3 de dezembro, em que celebrou o seu onomástico, D. Javier Echevarría disse às pessoas do Opus Dei com quem estava: “quero apoiar-me em vós. Preciso de vós. Eu estou de passagem. A prelatura do Opus Dei está nas vossas mãos. Apoiai o prelado, seja quem for”.

Mons. Ocáriz também relatou que, nos últimos momentos, o prelado “rezava a Nossa Senhora de Guadalupe. Os que lhe faziam companhia perguntaram: quer que deixemos à vista a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe? E respondeu: não é preciso; mesmo que não veja o quadro, sinto-a comigo”.