Viagem pastoral do prelado do Opus Dei à Irlanda

De 18 a 21 de abril, Mons.. Fernando Ocáriz realizou a sua primeira viagem pastoral fora de Itália. Neste artigo relatam-se algumas das suas atividades nesta viagem à Irlanda.

Terça-feira, 18 de abril

Na terça-feira, dia 18 de abril, às primeiras horas da tarde, Mons. Fernando Ocáriz chegou a Dublin num voo procedente de Roma. Foi recebido no aeroporto por vários fiéis da prelatura, entre os quais estava Father Justin Gillespie, vigário regional do Opus Dei na Irlanda.

Poucas horas após a sua chegada, o prelado deslocou-se a Rosemont School onde deu uma palestra a algumas pessoas da prelatura. Depois da palestra, cumprimentou as pessoas que dirigem a instituição. Posteriormente, teve uma tertúlia com mulheres do Opus Dei. «É evidente — disse-lhes — que o Opus Dei esteve sempre nas nossas mãos e, de alguma maneira, com a ida para o Céu de D. Javier [D. Javier Echevarría, era o prelado anterior], podemos senti-la mais nas nossas mãos e, ao mesmo tempo, estar mais agradecidos ao Senhor pela confiança que tem em nós apesar de sermos pouca coisa».

«O Opus Dei — acrescentou o prelado — fazemo-lo todos juntos e em todo o lado. Isto tem que nos dar muita alegria porque sabemos que o que fazemos aqui e agora ajuda as nossas irmãs e irmãos também na Austrália, na China, nos Estados Unidos, em Espanha, em França e em todo o lado».

Durante o seu primeiro dia na Irlanda, D. Fernando Ocáriz teve também vários encontros na sede da comissão regional da prelatura na Irlanda.

Quarta-feira, 19 de abril

No segundo dia na Irlanda, D. Fernando Ocáriz teve várias reuniões com fiéis, cooperadores e amigos do Opus Dei, em diversos centros da prelatura em Dublin.

Às 19:30 teve lugar um encontro familiar com centenas de pessoas no polidesportivo de Rosemont School. Aí, respondendo a perguntas que lhe foram colocadas, falou sobre a centralidade de Deus na vida de cada um; sobre a relação pessoal com Jesus Cristo; sobre o cuidado da família e do lar; e sobre outros temas relacionados com a vida cristã.

Animou os presentes a ter presença de Deus ao realizar qualquer tarefa, também quando se tratam de obrigações que aparentemente poderiam ser obstáculo para falar com Ele: «Podemos dizer a nosso Senhor: "Vamos fazer juntos esta tarefa tão urgente que tenho entre mãos"». E acrescentou: «Isto é mais do que ter Deus como prioridade, é pô-lo no centro, dar-Lhe centralidade na nossa vida».

O prelado convidou a considerar o amor de Cristo por cada pessoa: «A nossa fé diz-nos que tu — que eu — que cada um de nós, somos alguém a quem Jesus ama imensamente, infinitamente. Somos objeto de um amor infinito, de um amor omnipotente».

Quinta-feira, 20 de abril

No terceiro dia da sua viagem pastoral à Irlanda, D. Fernando Ocáriz pregou uma meditação e celebrou a Missa em Cleraun Study Centre, uma residência universitária em Dublin. Depois teve uma tertúlia — um tempo de conversa familiar — em Rosemont School, onde mulheres de várias partes da Irlanda explicaram alguns dos projetos que têm entre mãos, como o infantário Hill House, em Naas; o Rathmore Youth Club [Clube Juvenil Rathmore], em Clontarf; e o Momentum Leadership in Action Programme [Programa de Liderança em Ação Momentum]. No mesmo local recebeu várias famílias que o queriam cumprimentar.

Depois, o prelado deslocou-se a Lismullin Conference Centre, uma casa de convívios, no Condado de Meath, em que se organizam atividades de formação humana e cristã. Aí almoçou com dois bispos e outros convidados. A seguir reuniu-se com um bom grupo de pessoas que não tiveram oportunidade de estar na tertúlia geral, no dia 19 de abril, em Dublin. Mons. Ocáriz também visitou a Lismullin School of Culinary and Home Arts [Escola de Cozinha e Artes do Lar Lismullin] e viu as novas salas destinadas às aulas práticas das alunas.

De regresso a Cleraun Study Centre, deu uma sessão sobre as ideias centrais da sua carta pastoral do passado dia 14 de fevereiro. Depois do jantar, cumprimentou muitas famílias de diversas cidades do país e teve uma tertúlia com estudantes universitárias.

Sexta-feira, 21 de abril

No último dia da sua visita à Irlanda, D. Fernando Ocáriz pregou uma meditação e celebrou a Missa na Glenard University Residence [Residência Universitária Glenard], em Dublin. Durante a manhã, o prelado reuniu-se com os membros da Comissão Regional da Irlanda e, um pouco mais tarde, com as mulheres que fazem parte da Assessoria Regional.

Esteve ainda na igreja paroquial de Our Lady Queen of Peace [Nossa Senhora Rainha da Paz] que o Arcebispo de Dublin confiou, há vários anos, a sacerdotes da prelatura do Opus Dei.

Ao chegar a Roma, o prelado enviou uma carta por fax para agradecer, a todas as suas filhas e filhos que vivem na Irlanda, o acolhimento afetuoso que lhe prestaram e para pedir orações pelas suas intenções.

Mais informação sobre o Opus Dei na Irlanda em: www.opusdei.ie [em Inglês].