O Prelado do Opus Dei chega a Portugal

Depois da estadia em Madrid, o prelado do Opus Dei viajou para Portugal onde estará uns dias para se encontrar com fiéis da Obra. A primeira etapa foi o Santuário de Fátima.

Ver fotografias do primeiro dia da viagem (4 de Julho)

Em janeiro passado, após o congresso eletivo, Mons. Fernando Ocáriz comunicou ao vigário regional de Portugal o seu desejo de ir rezar em Fátima no ano do centenário das aparições de Nossa Senhora aos santos Jacinta e Francisco e à Irmã Lúcia.

Ontem, terça feira, 4 de julho, chegou ao santuário mariano vindo de Madrid, pelas quatro da tarde, onde o esperava o vigário regional do Opus Dei em Portugal, o Pe. José Rafael Espírito Santo. Ao chegar saudou Fernando e a sua mulher Rita com os seus filhos. Esperavam-no também um pequeno grupo de sacerdotes e outros fiéis, entre eles alguns doentes.

O prelado do Opus Dei acendeu três velas a Nossa Senhora de Fátima.

Na Capelinha deixou um ramo de flores aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fátima e permaneceu em oração durante meia hora.

A seguir, acendeu três velas: duas tinham escrita a vermelho a frase Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam (“Todos com Pedro a Jesus por Maria”), gravada com a mesma caligrafia de S. Josemaria, que era uma oração muito apreciada pelo fundador do Opus Dei; a terceira vela tinha escrito a azul Consummati in unum (“Consumados na unidade”).

Antes de retomar a viagem, ainda saudou alguns casais. Em vários momentos encontrou várias jovens estudantes que estão a fazer voluntariado num centro de apoio a deficientes e em residências para idosos de Fátima.

Ao fim da tarde, chegou ao Centro de Convívios de Enxomil, onde ficará nos próximos dias.

Ver fotografias do primeiro dia da viagem (4 de Julho)