Publicado «Em diálogo con o Senhor», livro com textos inéditos da pregação oral de S. Josemaria

Trata-se do primeiro volume de uma investigação sobre a pregação oral do fundador do Opus Dei. A publicação inclui 25 textos inéditos. Enquadra-se na «Coleção de obras completas» que o Instituto Histórico S. Josemaria Escrivá impulsiona desde 2001.

O Instituto Histórico S. Josemaria Escrivá publicou En diálogo con el Señor (Ed. Rialp, 512 págs.). O volume inclui 25 pregações inéditas do fundador do Opus Dei, com datas entre 1954 e 1975. Trata-se de uma edição crítico-histórica dos textos de palestras e meditações que S. Josemaria deu a fiéis do Opus Dei que viviam em Roma. Dessa pregação existiam gravações em áudio e notas muito completas. Entre 1967 e 1975, S. Josemaria reviu esse material e fez os ajustes necessários para converter em texto escrito o que tinha sido pregação oral. Os textos foram publicados em coleções privadas para a formação dos fiéis do Opus Dei. Agora foram postos à disposição do público.

O livro inclui uma secção de fac-símiles, com os guiões originais de três das meditações que são publicadas. Contém também uma seleção de fotografias dessa pregação de S. Josemaria. Cada texto conta com uma breve introdução: uma explicação do contexto, um resumo do seu conteúdo e uma análise das fontes.

O livro foi preparado pelos investigadores Luis Cano e Francesc Castells, com a colaboração de José Antonio Loarte. A edição abre com um prólogo de D. Javier Echevarría — prelado do Opus Dei de 1994 a dezembro de 2016 — que pôde ler o rascunho do livro poucas semanas antes de falecer.

En diálogo con el Señor é um novo volume da «Coleção de obras completas» de S. Josemaria, que o Instituto promove. Trata-se do primeiro exemplar de uma série dedicada à pregação oral do fundador do Opus Dei. Atualmente está-se a trabalhar na classificação e ordem do material inédito que se guarda no Arquivo Geral da Prelatura, com vista a outras futuras edições.

A nova publicação soma-se aos cinco estudos crítico-históricos já disponíveis: Caminho (2002), Santo Rosário (2010), Temas atuais do cristianismo (2012), Cristo que passa (2013) e La Abadesa de las Huelgas (2016). Todos eles correspondem à série «Obras publicadas» do fundador.

Conteúdo do livro

A pregação incluída no livro En diálogo con el Señor cobre 21 anos: de 1954 a 1975. Embora contenha intervenções espaçadas no tempo, encontram-se algumas ideias comuns nos 25 textos, como o convite a identificar-se pessoalmente com Jesus Cristo, as considerações sobre a filiação divina, o amor a Deus e à Igreja, os temas da oração e da vida contemplativa, a procura do amor na vida quotidiana, a humildade ou a caridade fraterna.

Guião de uma meditação pregada por S. Josemaria em 26 de Novembro de 1967.

Os três primeiros textos, do período 1954-1955, procedem de meditações que S. Josemaria dirigiu aos alunos do Colégio Romano da Santa Cruz, onde se encontravam jovens de numerosos países, num período de especial formação humana e espiritual junto do fundador. As meditações seguintes, entre 1962 e 1967, foram pregadas aos seus colaboradores diretos no governo do Opus Dei ou aos vigários das diferentes circunscrições, reunidos em Roma para trabalhar uns dias com S. Josemaria. Nos textos que vão de 1969 a 1975 alternam-se meditações, uma breve homilia e várias palestras.

Os autores do volume

Luis Cano é licenciado em Direito (Universidade de Navarra) e Doutor em Teologia espiritual (Universidade Pontifícia da Santa Cruz, Roma). É secretário do Instituto Histórico S. Josemaria Escrivá de Balaguer e professor de História da Igreja no Istituto Superiore di Scienze Religiose all’Apollinare, em Roma, onde vive desde 1989. Os seus principais trabalhos de investigação são sobre a vida de S. Josemaria e a história do Opus Dei, e sobre a história da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Cristo Rei.

Luis Cano e Francesc Castells coautores do livro

Francesc Castells i Puig é licenciado em História (Universitat de Barcelona) e Doutor em Filosofia (Universidade Pontifícia da Santa Cruz, Roma). Membro do Instituto Histórico S. Josemaria Escrivá, trabalha no Arquivo Geral da Prelatura do Opus Dei. Publicou diversos artigos sobre S. Josemaria Escrivá e a história do Opus Dei.


- Descarregar uma amostra (capítulo 4) do livro «Em diálogo con o Senhor» (PDF em espanhol)

- Mais informações sobre o livro no site das Edições Rialp