"Mãe Imaculada, faz com que me mova exclusivamente o Amor"

A 8 de Dezembro celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição. Para preparar esta festa disponibilizamos alguns textos de S. Josemaria sobre a devoção à Virgem Imaculada.

Caminho

n.º 269. Não sejas tão cego ou tão estouvado que deixes de «meter-te» dentro de cada Sacrário quando divisares os muros ou as torres das casas do Senhor. - Ele espera-te.

Não sejas tão cego ou tão estouvado que deixes de rezar a Maria Imaculada ao menos uma jaculatória quando passares junto de lugares onde sabes que se ofende a Cristo.

n.º 496. Como gostam os homens de que lhes recordem o seu parentesco com personagens da literatura, da política, do exército, da Igreja!...

-Canta diante da Virgem Imaculada, recordando-lhe:

Avé, Maria, filha de Deus Pai; Avé Maria, Mãe de Deus Filho; Avé, Maria, Esposa de Deus Espírito Santo... Mais do que tu, só Deus!

n.º 598. Que grande é o valor da humildade! - "Quia respexit humilitatem..." Acima da fé, da caridade, da pureza imaculada, reza o hino jubiloso da nossa Mãe na casa de Zacarias:

«Porque viu a minha humildade, eis que, por isso, me chamarão bem-aventurada todas as gerações».

(Extracto da homilia "MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA" pronunciada em 11-X-1964 e publicada em Amigos de Deus)

Mãe do Amor Formoso Ego quasi vitis fructificavi...: como a videira deitei formosos ramos e as minhas flores deram saborosos e ricos frutos (Eclo XXIV, 23.). Assim lemos na Epístola. Que esse aroma de suavidade que é a devoção à nossa Mãe, abunde na nossa alma e na alma de todos os cristãos e nos leve à confiança mais completa em quem vela sempre por nós.

Eu sou a Mãe do amor formoso, do temor, da ciência e da santa esperança (Eclo XXIV, 24.). Lições que nos recorda hoje Santa Maria. Lição de amor formoso, de vida limpa, de um coração sensível e apaixonado, para que aprendamos a ser fiéis ao serviço da Igreja. Este não é um amor qualquer, é o Amor. Aqui não há traições, nem cálculos, nem esquecimentos. Um amor formoso, porque tem como princípio e como fim o Deus três vezes Santo, que é toda a Formosura e toda a Bondade e toda a Grandeza.

Mas também se fala de temor. Não concebo outro temor senão nos afastarmos do Amor. Porque Deus Nosso Senhor não nos quer abatidos, timoratos, ou com uma entrega anódina. Precisa de que sejamos audazes, valentes, delicados. O temor que o texto sagrado nos recorda traz-nos à cabeça aquela outra queixa da Escritura: procurei o amado da minha alma; procurei-o e não o encontrei (Cant III, 1.).

Isto pode acontecer, se o homem não compreendeu, até ao fundo, o que significa amar a Deus. Sucede então que o coração se deixa arrastar por coisas que não conduzem ao Senhor. E, por consequência, perdemo-Lo de vista. Outras vezes será talvez o Senhor quem se esconde; Ele sabe porquê. Anima-nos então a proculá-Lo com mais ardor e, quando o descobrimos, exclamamos cheios de júbilo: encontrei-O e já não O deixarei (Cant III, 4.).

Forja

n.º 215. Virgem Imaculada, Mãe!, não me abandones: olha como se enche de lágrimas o meu pobre coração. Não quero ofender o meu Deus!

Já sei, e penso que não nunca o esquecerei, que não valho nada: quanto me pesa a minha insignificância, a minha solidão! Mas... não estou sozinho: tu, Doce Senhora e o meu Pai Deus não me deixais.

Ante da rebelião da minha carne e ante as razões diabólicas contra a minha Fé, amo a Jesus e creio: Amo e Creio.

n.º 434. Há duas razões, entre outras, dizia aquele amigo, para que desagrave a minha Mãe Imaculada todos os Sábados e vésperas das suas festas.

- A segunda é que as pessoas em vez de dedicarem os Domingos e as festas de Nossa Senhora (que costumam ser festas de aldeia), à oração, dedicam-nos – basta abrir os olhos e ver – a ofender o nosso Jesus com pecados públicos e crimes escandalosos.

A primeira: que os que queremos ser bons filhos, talvez empurrados por satanás, não vivemos, com a atenção devida esses dias dedicados ao Senhor e à sua Mãe.

Com certeza já reparaste que, infelizmente, continuam muito actuais estas razões, para que também nós desagravemos.

n.º 1028. Comoveu-me a súplica vibrante que saiu dos teus lábios: «Meu Deus, só desejo ser agradável aos teus olhos, tudo o resto não me importa. Mãe Imaculada, faz que me mova exclusivamente o Amor».

Sulco

n.º 475. «Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço senão aumentar todos os dias o número dos meus pecados...». Disseste-me noutro dia que falavas assim com a Nossa Mãe.

E aconselhei-te, convicto, a rezar o Terço: bendita monotonia a das Ave-Marias que purifica a monotonia dos teus pecados!

n.º 695. Quando te vires com o coração seco, sem saber o hás-de dizer, recorre com confiança à Virgem. Diz-lhe: «Minha Mãe Imaculada, intercede por mim!».

Se a invocares com fé, Ela far-te-á saborear – no meio dessa secura – a proximidade de Deus.

n.º 849. Permite-me um conselho, para que o ponhas diariamente em prática: Quando o coração te fizer notar as suas baixas tendências, reza devagar à Virgem Imaculada: - «Olha-me com compaixão, não me deixes, minha Mãe!» E aconselha-o a outros.