Mapa interativo sobre os primeiros anos do Opus Dei

Com o título "S. Josemaria em Madrid. Os começos do Opus Dei", o Gabinete de Informação da prelatura desenhou um mapa onde se podem localizar alguns lugares relacionados com a história do Opus Dei e do seu fundador.

S. Josemaría Escrivá com estudantes da Academia Residência DYA, Madrid

A conhecida aplicação "Google maps" serviu para preparar um mapa sobre os primeiros anos do Opus Dei e assim ilustrar melhor a biografia de São Josemaria .

Quando se “clica” sobre qualquer dos marcadores vêm-se mais detalhes (fotografias ou vídeos) e pode-se visitar ligações com mais informação sobre o que aí aconteceu.

Mapa interativo 'S. Josemaria em Madrid. Os começos do Opus Dei'

As atividades de São Josemaria e os começos do Opus Dei foram divididos em cinco secções:

a) Primeiros meses em Madrid : destacam-se cinco lugares, como, por exemplo, a Basílica de São Miguel, onde São Josemaria celebrou a sua primeira Missa na capital espanhola.

b) Fundação do Opus Dei : a Basílica da Virgem Milagrosa, contígua ao local onde Deus inspirou a São Josemaria a fundação do Opus Dei; e a paróquia de Nossa Senhora dos Anjos.

c) Atenção aos doentes : São Josemaria realizou uma grande atividade sacerdotal na sede do Patronato de doentes e dedicou muitas horas a visitar doentes dos bairros da periferia de Madrid.

d) Primeiros passos da Obra : São Josemaria instala a primeira residência para estudantes; além disso pode-se ver alguns locais onde viveu com a mãe e os irmãos.

e) Refúgios na guerra civil : Em 1936 começa a guerra civil espanhola e São Josemaria – como sucedeu a tantos sacerdotes e religiosos – vê-se obrigado a refugiar-se em diversos lugares.