Mons. Mariano Fazio, nomeado Vigário Geral do Opus Dei

Com o parecer favorável dos membros do congresso geral eletivo, Mons. Fernando Ocáriz nomeou Mons. Mariano Fazio como vigário geral do Opus Dei.

Mons. Mariano Fazio saúda o novo Prelado, Mons. Fernando Ocáriz.

Com o parecer favorável dos membros do congresso geral eletivo, Mons. Fernando Ocáriz nomeou Mons. Mariano Fazio como vigário geral do Opus Dei. O novo vigário será o principal colaborador do prelado para o governo ordinário e central da prelatura.

Mariano Fazio nasceu em Buenos aires, a 25 de Abril de 1960. É licenciado em História pela Universidade de Buenos Aires e Doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1991 pelas mãos de São João Paulo II, após ter trabalhado durante 7 anos como professor de Filosofia do Direito e colaborador do jornal diário "El Telégrafo", no Equador.

Entre 1996 a 2002 foi o primeiro decano da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma, e Reitor dessa Universidade de 2002 a 2008. No mesmo período foi eleito presidente da Conferência de Reitores das Universidades Pontifícias Romanas.

Em 2007, durante a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina, travou amizade com o então arcebispo Jorge Mário Bergoglio.

Em 2007 foi nomeado perito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Aparecida, Brasil). Nesta ocasião conheceu o então Arcebispo Jorge Mário Bergoglio.

Uns meses depois, voltou de novo ao continente americano onde exerceu a função de vigário regional do Opus Dei da Argentina, Paraguai e Bolívia. Em dezembro de 2014 foi nomeado vigário geral do Opus Dei pelo então prelado, D. Javier Echevarría.

Tem interesses culturais e filosóficos variados. É, por exemplo, membro da Sociedade Argentina Chestertoniana e da Academia Nacional de História do Equador. É autor de mais de 20 livros sobre a sociedade moderna e processos de secularização, entre os quais se destaca a Historia de la filosofia contemporânea, Historia da filosofia moderna e História de las ideas contemporáneas. Entre as suas obras encontram-se alguns perfis biográficos, nomeadamente: El Papa Francisco. Claves de su pensamiento; San Juan XXIII; Beato Pablo VI. Gobernar desde el dolor; De Benedicto XV a Benedicto XVI.

Fotos de Mons. Mariano Fazio

Mais informações sobre o congresso eletivo