Novas instalações da Universidade do Istmo

A Universidade do Istmo nasceu em 1997 e oferece seis títulos universitários e diversas áreas de investigação. Esta obra corporativa do Opus Dei estreou agora a sua nova sede, que lhe permitirá ampliar a oferta de serviços. D. Javier Echevarría inaugurou as novas instalações.

Cidade da Guatemala. “Sonhai e ficareis aquém”, são umas palavras de S. Josemaria que D. Javier Echevarría recordou antes da cerimónia da bênção das novas instalações da Universidade do Istmo (UNIS), em referência ao que faz e fará a universidade, da qual é Presidente Honorário.

A Universidade do Istmo começou em 1997 num campus provisório na zona 13 da Cidade da Guatemala. Aproveitando a viagem pastoral do Prelado à Guatemala, as autoridades da Universidade convidaram-no para benzer os edifícios da universidade no novo campus de Fraijanes.

D. Javier chegou pelas 10h00 da manhã e fez um breve percurso pelos três edifícios da primeira fase de construção do novo campus da Universidade do Istmo. A cerimónia de bênção teve lugar no vestíbulo do edifício da Biblioteca, perante as autoridades da universidade, os membros da Associação de Amigos, pessoal docente, um bom número de doadores e colaboradores. Para o resto do público presente foi transmitida, por circuito fechado, na praça central da universidade, onde mais tarde teve um encontro com pessoal dirigente, docente, administrativo, dos serviços, alunos, ex-alunos e amigos da Universidade. No total umas quatro mil pessoas assistiram à cerimónia, que teve eco em diversos meios de comunicação locais.

No início da cerimónia da bênção o Engenheiro Álvaro Castillo, Presidente do Conselho de Fiduciários da UNIS, deu as boas vindas ao Prelado em nome de todos e agradeceu a sua presença para benzer as instalações. Depois D. Javier recordou o “Sonhai e ficareis aquém” de S. Josemaria, salientando que essas suas palavras, que nasciam de uma fé gigante, se tornaram realidade palpável com a bênção do Campus da Universidade do Istmo.

Mais adiante, fez referência ao lema da Universidade, “Saber para servir”, recordando que para servir há que preparar-se bem, ser úteis, formar-se seriamente e focar com espírito de serviço todos os nossos afazeres e oferecer a Deus todo esse esforço.

Depois o Prelado visitou as obras do futuro oratório, onde pôde apreciar um tapete tradicional de fitas de madeira, como os que se fazem para as procissões da Semana Santa na Guatemala, e plantou uma árvore na praça principal da universidade.

Posteriormente deu-se início à tertúlia. O primeiro a intervir foi o Eng. Manuel Pérez, Reitor da Universidade, que deu novamente as boas vindas a D. Javier e lhe pediu para falar sobre a importância do trabalho docente universitário, a que respondeu que vale a pena dedicar-se a essa tarefa, pois é na Universidade que se forjam os profissionais do futuro, que transformarão a sociedade guatemalteca.

A seguir tomou a palavra Isabel, que contou ter conhecido o marido na Universidade do Istmo, quando ambos lá estudavam. Graças à intercessão de D. Álvaro, espera um filho após um certo tempo de se terem casado.

Houve outra pergunta mais, feita por María Fernanda, profissional graduada da universidade como Desenhadora de Moda, que fez uma pergunta sobre a importância de ser coerente com a vida cristã no exercício da sua profissão. D. Javier explicou demoradamente a importância de que se reveste um reto sentido cristão no mundo da moda.

Foi um dia de especial alegria para todos os membros da Universidade do Istmo que com grande alegria acompanharam o Prelado da Obra e Presidente Honorário da Universidade durante a sua presença nas novas instalações.