Novena da Imaculada Conceição

No dia 30 de novembro inicia-se o costume da Novena da Imaculada Conceição. Apresentamos textos de S. Josemaria selecionados em nove grupos, um para cada dia da novena. Os diferentes grupos terminam com uma breve oração composta por S. Josemaria, dirigida à nossa Mãe do Céu.

* Descarregar a novena da Imaculada Conceição com textos de S. Josemaria em: PDF, ePub e Kindle

Costume

A Novena da Imaculada Conceição é um costume que se foi enraizando na Igreja para preparar a grande Solenidade do dia 8 de dezembro. S. Josemaria aconselhava aos seus filhos do Opus Dei que cada um a vivesse pessoalmente, do modo que considerasse mais oportuno; pondo mais empenho na conversação mais assídua com Nossa Senhora, com um delicado esmero na oração, na mortificação, no trabalho profissional; e procurando que os familiares, amigos e conhecidos –quantos mais melhor– se abeirassem de Jesus Cristo por intermédio da nossa Mãe. «A Jesus sempre se vai e se “torna” a ir por Maria» (S. Josemaria, Caminho, n. 495).

Em 1954, quando o Papa Pio XII proclamou um ano mariano na Igreja universal para celebrar o centenário da definição dogmática da Imaculada Conceição, S. Josemaria recordou-nos então que o Opus Dei nasceu e se desenvolveu sob o manto de Nossa Senhora. Por isso são tantos os costumes marianos que impregnam a vida diária dos filhos de Deus nesta Obra de Deus.

pt.josemariaescriva.info