Papa vai canonizar Francisco e Jacinta em Fátima a 13 de maio

​Com a canonização, os dois beatos Francisco e Jacinta, serão os mais jovens santos da Igreja Católica.

Beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, em 13 de maio de 2000, a canonização dos dois irmãos estava dependente da aprovação, pelo Papa, do reconhecimento de um milagre, a cura de uma criança brasileira, o que aconteceu a 23 de março.


De pastorinhos a santos

Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem presenciado as aparições de Nossa Senhora em Fátima, entre maio e outubro de 1917.
Oriundos de uma humilde família de Aljustrel (na paróquia de Fátima), no seio da qual aprenderam a doutrina cristã, as duas crianças começaram a pastorear o rebanho dos pais em 1916, atividade no âmbito da qual vieram a assistir às "aparições" de um anjo, nesse ano, e da Virgem Maria, no ano seguinte.
Em 1917, Jacinta Marto, sétima e última filha de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus, tinha 7 anos (nasceu em 11 de março de 1910) e o irmão (Francisco), penúltimo filho do casal, 8 anos (11 de junho de 1908).
Depois de se espalhar a notícia das "aparições", as crianças passaram a ser rodeadas pela atenção de curiosos, que lhes pediam para descrever o que viram ou que pedissem para interceder por eles a Nossa Senhora.
"Pela conversão dos pecadores", os três faziam penitências, não bebendo água quando tinham sede, ou repartindo a merenda com pobres que encontravam. Rezavam também o terço e repetiam, vezes sem conta, as orações que o Anjo lhes tinha ensinado.
No outono do ano seguinte, Jacinta foi atingida pela "pneumónica", sendo, alguns meses depois internada no hospital de Ourém e, mais tarde, no início de fevereiro, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, onde faleceu (20 de fevereiro de 1920), pouco antes de completar 10 anos de idade.
A mesma epidemia bronco-pneumónica também afetou Francisco Marto, que faleceu antes da irmã (4 de abril de 1919), cerca de dois meses antes de completar 11 anos de idade.
Em 13 de maio de 2000, durante a sua terceira e última deslocação ao Santuário de Fátima (as outras visitais ocorreram em 1982 e em 1991), o mesmo papa beatificou as duas crianças, que agora vão ser canonizadas pelo Santo Padre Francisco, em Fátima, a 13 de maio. Data do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima
A cura da criança brasileira, agora considerada milagre pela Igreja Católica, permitirá tornar santos os dois beatos de Fátima.

Isabel Cepeda

pt.josemariaescriva.info