Quatro projetos sociais por ocasião da beatificação de Álvaro del Portillo

Harambee Africa Internacional, de acordo com o Comité organizador da beatificação de Álvaro del Portillo, convida a contribuir com donativos para apoiar quatro iniciativas sociais e educativas que foram impulsionadas diretamente por D. Álvaro del Portillo nalguns países africanos.

Harambee (www.harambee-africa.org e www.harambee-portugal.org ) é um projecto de solidariedade que promove projectos de desenvolvimento em África e actividades de comunicação e sensibilização sobre África no resto do mundo; tem, entre outros, o objectivo de aprofundar o conhecimento da cultura africana e difundir os valores, as qualidades e as possibilidades de futuro desse continente.

Motivado pela beatificação de D. Álvaro del Portillo, Harambee vai desenvolver ao longo de 2014 projectos em quatro instituições que nasceram sob o impulso do novo beato e propõe aos participantes na beatificação – e a quem quiser aderir – o desafio de colaborar economicamente.

1. Nigéria - Pavilhão materno-infantil no “Niger Hospital and Diagnostic Centre”

Entidade promotora

A Niger Foundation Hospital and Diagnostic Centre começou em 1990 com o objetivo de ajudar a melhorar o estado de saúde da população em Enugu, Nigéria. O Hospital oferece atualmente os seguintes serviços: consultas médicas, serviços de diagnóstico e terapêutica, radiologia e análises clínicas. www.nfh.org.ng

Descrição

A assistência à saúde na Nigéria, que tem uma alta taxa de natalidade, é muito baixa. Entre os problemas mais graves encontram-se a falta de infraestrutura, equipamentos médico e a formação inadequada dos profissionais de saúde em procedimentos cirúrgicos: em cada ano, mais de 7 milhões de pacientes submetidos a cirurgia sofrem de complicações pós operatórias.

Beneficiários

O projeto destina-se aos habitantes de Ezeagu, área rural de 200.000 de habitantes, onde o hospital está localizado, mas que também é acessível às pessoas de Enugu, metrópole de mais de um milhão de habitantes. No Níger Hospital, em 2013, foram feitas 3.922 consultas pré-natais. Com a criação da secção materno-infantil poderá triplicar o número de pessoas atendidas.

Contribuição de Harambee

A realização destes objetivos tem um custo de 500.000 euros.

2. Costa do Marfim - Erradicar a desnutrição na zona Bingerville

Entidade promotora

A Association pour le Développement Social et Culturel e Cultural − ADESC foi constituída em 1984, em Abidjan, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos habitantes da região Bingerville. Desde então, graças à construção do Centro Rural Llomba, em 1998, está a realizar-se uma atenção sanitária, campanhas contra a desnutrição infantil, cursos de formação em higiene e nutrição para as mães e formação profissional especializada. Também se dão cursos de alfabetização e atividades para a prevenção do abandono escolar (www.ilombacotedivoire.blogspot.it).

Descrição

Nos últimos anos, a Costa do Marfim tem sofrido uma contínua instabilidade: à guerra civil de 2002 juntou-se uma grave crise pela perda da capacidade de exportação de café e cacau, pilares da economia marfilena. Como consequência, registou-se uma grave deterioração das condições de vida da população, particularmente nas zonas rurais como Bingerville, de clima tropical húmido e com grave carência de infraestruturas. Para atenuar esta situação, o projeto propõe-se: uma campanha contra a desnutrição, assistência médica a 4.800 pessoas, formação em higiene e nutrição através de cursos para 500 mulheres e a aquisição de um veículo para fazer visitas médicas ao domicílio. Além disso, para melhorar as condições de vida das mulheres na região, realizar-se-ão cursos de formação profissional que as preparem para conseguir recursos próprios e cursos de ensino médio para 25 jovens.

Beneficiários

Famílias de Bingerville, especialmente mulheres jovens. Os beneficiários diretos serão 5.500, com um impacto imediato em 14.000 habitantes da zona.

Contribuição Harambee

A realização destes projetos tem um custo de 100.000 euros.

3. República Democrática do Congo - Ambulatórios na área periférica de Kinshasa: Eliba, Kimbondo e Moluka

Entidade promotora

O Centro Congolês de Cultura, Formação e Desenvolvimento deu origem em 1991 ao Centro Hospitalar Monkole, em Kinshasa, na região de Mont-Ngafula. Atualmente o Hospital, juntamente com o ISSI (Instituto Superior em Ciências de Enfermagem), atendem mais de 80 mil pacientes por ano, dos quais 48.000 são mulheres e 70% delas vivem em condições de extrema pobreza - www.monkole.cd / www.issisfax.rns.tn

Descrição

A cidade de Kinshasa tem uma população de 10 milhões de habitantes, que se alimentam na sua maioria de produtos agrícolas básicos. No país, 74% da população está desnutrida e 80% vive abaixo da linha de pobreza. O frágil estado de saúde generalizado exige serviços sanitários a que o sistema público não está em condições de responder, devido à falta de recursos, infraestruturas e pessoal competente. Ante tal emergência, Monkole e o ISSI respondem oferecendo quatro serviços de medicina geral: maternidade, pediatria, medicina interna e cirurgia, mediante um estabelecimento hospitalar central e três ambulatórios médicos (Eliba, Kimbondo e Moluka), em zonas periféricas de difícil acesso e programas de formação para médicos, enfermeiras e ajudantes.

Beneficiários
-
10.000 crianças por ano em três clínicas
- 2.000 mulheres em consultas pré-natais e pediátricas.
- 35.000 pacientes nos três ambulatórios.
- 200 novas enfermeiras.
- Cursos de especialização para 75 enfermeiras.
- 150 bolsas de estudo para enfermeiras.

Contribuição de Harambee
A realização destes objetivos tem um custo de 500.000 euros.

4. Bolsas de estudo em Roma para sacerdotes africanos

Entidade promotora

A Universidade Pontífica da Santa Cruz, nasce do desejo de S. Josemaria de promover em Roma um centro superior de estudos eclesiásticos ao serviço de toda a Igreja.

Em 1984, o seu sucessor, o Beato Álvaro del Portillo, com a bênção de S. João Paulo II, cumpriu o desejo de S. Josemaria, inaugurando o Centro Académico Romano, que em 1998 passou a ser Universidade Pontifícia.

Atualmente a Universidade Pontífica da Santa Cruz engloba as faculdades de Teologia, Direito Canónico, Filosofia e Comunicação Social Institucional; também é parte essencial da Universidade, o Instituto Superior de Ciências Religiosas del Apolinar. Muitos bispos de todo o mundo enviam a Roma sacerdotes e seminaristas das suas respetivas dioceses, com o desejo de que ali recebam uma profunda formação científica e espiritual (www.pusc.it).

Descrição

Com uma bolsa de estudo de 13.500 euros anuais, um estudante pode custear as seguintes despesas:

- Propinas e livros.
- Alojamento, alimentação e cuidados de saúde.

Beneficiários

Trata-se de apoiar a formação de sacerdotes e seminaristas das dioceses de África, que não poderiam aceder aos estudos eclesiásticos por falta de recursos. A Universidade Pontífica da Santa Cruz, permite aos alunos procedentes destas − e de outras – áreas geográficas, viver e compreender a história do Cristianismo junto do Santo Padre e ao serviço da Igreja universal.

Contribuição de Harambee

A realização deste projeto tem um custo de 100.000 euros para bolsas de estudo.