Saxum. Vida de Álvaro del Portillo

John F. Coverdale, advogado e historiador, autor de vários livros sobre a história da Obra conta, com um estilo ágil, a vida de Álvaro del Portillo desde o seu nascimento em Madrid até à sua morte em Roma. Os leitores poderão conhecer em profundidade o colaborador mais próximo do fundador do Opus Dei durante mais de trinta anos, e que finalmente se converteria no seu primeiro sucessor.

John Coverdale, autor da biografía sobre Álvaro del Portillo

Leia o primeiro capítulo (em espanhol)

Link para adquirir o livro

Em 1939, S. Josemaria começou a chamar a Álvaro del Portillo com um apelativo: saxum (que significa rocha), pois estava convencido de que quem então era um jovem engenheiro, haveria de ser um grande apoio para consolidar e desenvolver o Opus Dei.

John F. Coverdale, doutorado em Historia e académico de várias universidades dos Estados Unidos, utilizou esse apelativo para apresentar uma biografia amplamente documentada de quem foi, primeiro, o mais estreito colaborador de S. Josemaria e, depois, seu sucessor à frente do Opus Dei.

Ao longo das páginas desta obra, desenha-se a vida de um homem de grande integridade, de provada fortaleza e de bom humor, que foi protagonista de alguns dos momentos mais importantes para a Igreja no século XX.

O facto de John Coverdale ter publicado “A fundação do Opus Dei”, em 2002 e “Deitando raízes. José Luis Múzquiz e a expansão do Opus Dei”, em 2009, é altamente significativo, posto que a biografia de D. Álvaro del Portillo está muito relacionada com os temas que se abordam nessas obras.

Capa de Saxum. Vida de Álvaro del Portillo

Conteúdo:

1. Encontrar o sentido da própria vida.
2. Os primeiros anos.
3. Ambiente político e social.
4. Primeiros passos no Opus Dei.
5. Fugitivo e prisioneiro.
6. Refugiado.
7. Oficial de engenharia.
8. Saxum.
9. Sacerdote do Opus Dei.
10. Aprovação pontifícia.
11. Fazendo o Opus Dei em Roma e a partir de Roma.
12. O Concilio Vaticano II.
13. Os anos do post-concílio.
14. A sucessão do Fundador.
15. Um homem de oração e um pai.
16. Serviço ao Opus Dei e à Igreja.
17. Chegar a muita gente.
18. Amigo de jardineiros e de papas.
19. Em busca de um porto seguro.
20. Beatificação do Fundador.
21. Últimos dias.