Mons. Fernando Ocáriz visita o Brasil

Mons. Fernando Ocáriz chegou ao Rio de Janeiro na passada segunda-feira, dia 22 de janeiro. Participará num curso organizado pela Conferência Episcopal do Brasil e a seguir fará uma visita pastoral ao Rio de Janeiro e a São Paulo.

Do Prelado
Opus Dei - Mons. Fernando Ocáriz visita o Brasil Por ocasião do primeiro aniversário da nomeação como prelado do Opus Dei, o cardeal Orani João Tempesta ofereceu a Mons. Ocáriz uma imagem de Cristo Redentor do Corcovado.

Foi recebido no aeroporto de Galeão por Mons. Vicente Ancona Lopez, vigário regional do Opus Dei no Brasil e vários fiéis da prelatura. Dirigiu-se ao centro Icatu, sede da delegação do Opus Dei no Rio de Janeiro, onde cumprimentou várias pessoas.

Explicando o motivo da sua viagem, referiu que há um ano e meio foi convidado pelos Bispos do país para dar umas conferências. Embora considerasse que as suas múltiplas tarefas em Roma o impediam de viajar, o então prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, insistiu para que aceitasse. “Por isso deveis a minha visita a D. Javier”, acrescentou.

"Aproveitar o tempo é enchê-lo de amor a Deus e, como consequência, de serviço aos outros"

Despois, a propósito de uma canção, comentou: “O tempo para amar é breve. É necessário aproveitar o tempo. E aproveitar o tempo é enchê-lo de amor a Deus e, como consequência, de serviço aos outros".

De tarde, depois de cumprimentar algumas famílias, Mons. Ocáriz dirigiu-se ao Centro de Estudos Sumaré, onde está a decorrer o curso para os Bispos, no qual participará até à próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Curso de Bispos, una tradição de décadas

O prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, foi convidado para o 27º curso de Bispos pelo Cardeal Dom Orani Tempesta para proferir algumas conferências. O tema deste ano é: “Ateísmo. Formas atuais e desafios para a evangelização”. Juntamente como prelado, há outros conferencistas: o padre Rafael José Stanziona de Moraes, o professor Francesco Botturi e o frei Francisco Patton, OFM. Quando terminar, no próximo dia 26 de janeiro, o prelado encontrar-se-á com fiéis do Opus Dei no Rio de Janeiro (26 a 30 de janeiro) e em São Paulo (30 de janeiro a 4 de fevereiro).

A arquidiocese do Rio de Janeiro organiza, desde 1990, o curso para Bispos do Brasil. A conferência inaugural foi proferida pelo então Cardeal Joseph Ratzinger. O encontro anual tem como objetivo principal reunir os Bispos para partilharem uma semana de estudos, oração e descanso. O Bispo auxiliar emérito do Rio, D. Karl Josef Romer, coordena o curso atual.