Viagem pastoral do Prelado à Eslovénia e à Croácia

D. Javier Echevarría realizou uma viagem pastoral à Eslovénia e à Croácia. Em Liubliana, entre outras atividades, atravessou a porta santa da Catedral.

O Prelado, depois de visitar o Arcebispo de Liubliana, atravessou a porta santa da Catedral.

D. Javier Echevarría chegou a Liubliana na quinta-feira, dia 2 de junho. Voltou a esta cidade depois das suas visitas de 2004 e 2011. Num dia e meio teve várias reuniões com fiéis da Prelatura e cooperadores que residem em Liubliana, bem como com jovens que participam nas atividades de formação cristã. O Opus Dei realiza trabalho apostólico estável na Eslovénia desde 2003.

O Prelado animou-os a viver com coerência a fé e a sair ao encontro de muitas pessoas, como o Papa Francisco repete, para atender tanta gente que espera que se lhes fale de Deus: “O Senhor quer servir-se de vós para que muitas outras pessoas O conheçam. Não Lhe digais que não!”.

Na sexta-feira de manhã visitou o Arcebispo de Liubliana, D. Stanislav Zore, que agradeceu o trabalho que o Opus Dei realiza na Eslovénia e esteve também com o Núncio de Sua Santidade, D. Julius Janusz. Foi ainda rezar à Catedral de Liubliana e pôde atravessar a porta santa.

Missa na capital da Eslovénia.

De tarde, participou em duas tertúlias com famílias. Os participantes formularam-lhe várias perguntas sobre a vida cristã. Falou em diversas ocasiões da vocação à santidade de todos os batizados, que para a maioria significa santidade no meio do mundo, no trabalho, na família e nas obrigações da vida corrente.

No sábado visitou o Polzela Conference Center, uma casa que data do século XV, antigo mosteiro de Dominicanos, que se está a reestruturar para nele se realizarem atividades de formação espiritual organizadas pela Prelatura do Opus Dei.

O Prelado viajará depois para a Croácia para prosseguir a sua viagem pastoral até ao dia 9 de junho.