O Papa, ao UNIV: “Contemplemos Cristo crucificado”

No final da catequese sobre a paciência, o Papa Francisco dirigiu uma saudação aos jovens do UNIV que estão reunidos em Roma para viver a Semana Santa.

Os jovens do UNIV participaram da audiência geral com o Papa Francisco na Sala Paulo VI, na manhã de quarta-feira, 27 de março.

Durante a audiência geral, saudando os jovens do UNIV, o Papa disse: «Saúdo cordialmente (...) os participantes do Encontro UNIV 2024. Convido-vos a viver estes dias santos contemplando Cristo crucificado, que com o seu exemplo nos ensina a amar e a ser pacientes, na alegre expetativa da Ressurreição. Que Jesus vos abençoe e a Virgem Santa vos guarde. Muito obrigado.

- Leia o texto completo da catequese do Papa sobre a paciência

Tal como noutros anos durante a Semana Santa em Roma, cerca de 3000 estudantes reúnem-se em Roma para o UNIV 2024, encontro internacional de universitários que desejam passar junto do Papa e em Roma a Semana Santa e a Páscoa. Participarão nas cerimónias litúrgicas da Semana Santa e em vários encontros com o prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz.

Na terça e na quarta-feira os participantes tiveram possibilidade de assistir ao UNIV Forum e ao UNIV Lab, encontros universitários de aprofundamento e debate sobre o tema anual “The Human Factor”. Foi proposta a reflexão sobre os avanços tecnológicos na Inteligência Artificial que nos surpreenderam a todos, e que, além disso, puseram em questão temas como: Que é a inteligência humana? Que é a criatividade humana? Ou ainda mais profundo: Que nos torna humanos?

Referindo-se ao tema proposto este ano para reflexão dos jovens, um dos organizadores do UNIV Forum, Jeffrey Pawlick, dos Estados Unidos, afirma: “A inteligência artificial atual conta com capacidades que só há cinco anos pareciam do domínio da fantasia: gerar imagens, redigir programas e ser capaz de responder a solicitações complexas, por exemplo. Algumas destas capacidades imitam de maneira surpreendente dimensões essenciais da experiência humana. Embora intuamos que a simulação do comportamento humano não equivale a ser humano, os avanços tecnológicos instam a que façamos uma reflexão mais profunda: que significa realmente ser humano? Que é o fator humano?”.

Ana Fernández, da comissão organizadora do UNIV Inspire, considera que “o fator humano se apresenta como uma questão fundamental. É necessário parar a perguntar-nos para onde vamos e como queremos fazê-lo. Por isso, procurámos gerar um espaço de reflexão para que os estudantes, em diálogo com especialistas de diferentes âmbitos, possam aprofundar sobre como contribuir para a humanização dos diversos ambientes sociais e profissionais”.

O UNIV 2024 prevê programações culturais em vários locais de Roma: conferências, colóquios, posters, mesas redondas com conferencistas como William Hurlbut, Professor de Stanford University e Diretor do Instituto “The Boundaries of Humanity” (EUA); Julián Larrauri, produtor e criativo, cujo filme foi nomeado para um Óscar em 2024; Anne Boily, consultora estratégica em temas de inteligência artificial (Canadá); Allannah Karas, Professora da Universidade de Miami (EUA); Claudio Pedone, Diretor de Geriatra da Universidade Campus Biomédico (Itália); Lucy Molinar, jornalista, ex- Ministra da Educação (Panamá).

Os encontros UNIV nasceram em 1968, sob inspiração e impulso de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Nestes 56 anos, mais de 100 000 estudantes universitários participaram nestes encontros. Todos os anos, os estudantes participam na audiência com o Papa. Nesta ocasião, a do dia 27 de março será particularmente significativa, tendo em conta o urgente chamamento à paz do Papa Francisco, e a situação dramática de tantos jovens da sua idade da Ucrânia, Rússia, Israel, Gaza, Sudão do Sul e de outras zonas submetidas a situações de guerra e de perseguição. Especificamente, os participantes no UNIV 2024 promoverão diversos tipos de ajudas (económicas, assistenciais, etc.) à crise na Terra Santa, para destinar à Cáritas Jerusalém.

O texto desses encontros e a listagem de temas das edições anteriores do UNIV, bem como outras informações, estão disponíveis em www.univforum.org e www.univinspire.org.

A prelatura do Opus Dei organiza atividades de formação cristã de acompanhamento ao programa do encontro. Trata-se de uma oportunidade para percorrer a Semana Santa com uma vida de oração mais intensa, de conhecer a cidade de Roma, participar em visitas guiadas a museus, exposições de arte, e ainda de visitas aos lugares onde se podem seguir as pegadas da história da Igreja desde os primeiros séculos.