38 novos diáconos na festa de Cristo Rei

D. Javier Echevarría ordenou como diáconos 38 fiéis do Opus Dei, procedentes de 18 países dos cinco continentes. Na cerimónia, celebrada em Roma, convidou os aspirantes ao sacerdócio e todos os presentes a servir os outros para construir o Reino de Deus.

A cerimónia teve lugar na basílica de Santo Eugénio.

Na ordenação dos diáconos, celebrada na basílica romana de Santo Eugénio, o Prelado do Opus Dei falou da festividade de Cristo Rei. Reproduzimos alguns parágrafos da homilia.

  “Se queremos ser verdadeiros discípulos do Senhor, temos que ser, como Ele, servidores de todos, sem excepções, sem reivindicar presumíveis "direitos" decorrentes da idade, da situação económica ou social, do êxito, etc. O ensinamento de Jesus Cristo é muito clara: que o maior entre vós faça-se como o mais pequeno e o que manda como o que serve”.

”Qual é a nossa atitude neste ponto? Desgraçadamente, vivemos numa sociedade altamente competitiva, em que, para muitos, a única coisa importante parece ser o êxito pessoal a qualquer preço; com o preço de descuidar os deveres mais elementares como, por exemplo, a cuidadosa atenção ao cônjuge, aos pais e aos filhos; as relações de lealdade com amigos e companheiros e, inclusivamente, com o preço de pisar as obrigações mais estritas de justiça e de caridade com o próximo”.

”O caminho para seguir Cristo é radicalmente distinto. Certamente o cristão que procura santificar-se no meio do mundo há-de empenhar-se cada dia em alcançar o máximo prestígio possível na sua profissão ou no seu ofício; deve tirar partido dos dons recebidos de Deus, de que um dia terá que prestar contas ao Senhor. Mas deve fazê-lo não movido por uma auto-afirmação pessoal egoísta, mas para servir com maior eficácia os irmãos. Com palavras do Fundador do Opus Dei, vos digo: Necessitamos de nos esquecermos de nós mesmos, não aspirar a outro senhorio que o de servir os outros, como Jesus Cristo (...). Isso requer a inteireza de submeter a própria vontade ao modelo divino, trabalhar por todos, lutar pela a felicidade eterna e o bem-estar dos outros. Não conheço melhor caminho para ser justo – assim conclui São Josemaria – que o de uma vida de entrega e de serviço”.

”O reino de Deus constrói-se na história. Não se edifica de modo aparatoso, mas especialmente na intimidade dos corações; não se manifesta com bandeiras ao vento, mas na humildade do cumprimento do dever e do serviço quotidiano”.

REINO DE DEUS, HUMILDADE E SERVIÇO QUOTIDIANO

Quando um pai ou uma mãe de família cuida o seu lar com amor e se preocupa com a educação cristã dos filhos, está a edificar o reino de Deus. Quando um profissional, um operário, um estudante, realiza bem o seu trabalho, por amor a Deus e ao próximo, está a edificar o reino de Deus. Quando um empresário ou um político se ocupa legitimamente em aumentar a sua influência na sociedade, procurando contribuir para a realização do bem comum com sacrifício pessoal, renunciando ao uso de meios proibidos pela consciência cristã, está a edificar o reino de Deus. Quando um doente oferece ao Senhor as suas dores e limitações, unido a Cristo na Cruz, está a edificar – e de um modo muito eficaz – o reino de Deus”. “Tenhamos presente esta realidade, queridos irmãos e irmãs, em qualquer momento e circunstância; especialmente quando ao propagar-se o mal possa fazer surgir dentro de nós uma sensação de desgosto ou desânimo”.

O reino de Deus constrói-se na intimidade dos corações; não se manifesta com bandeiras ao vento, mas na humildade do cumprimento do dever e do serviço quotidiano".

Dirigindo-se aos diáconos e aos seus familiares e amigos, recordou que celebrar esta ordenação na festividade de Cristo Rei “é uma coincidência muito significativa. Todos sabeis que a palavra diaconía significa serviço. Os diáconos acedem a este primeiro grau do sacramento da Ordem para ajudar o Bispo e os presbíteros no cumprimento do seu ministério sacerdotal”. ”Quando prestardes os vossos serviços, tanto no plano litúrgico quer no ensinamento ou da caridade, o próprio Cristo servirá os homens e as mulheres por vosso intermédio. Que alegria tão grande deriva do facto de servir verdadeiramente os outros! Sirvamos, pois, com cara alegre, porque Deus ama o que dá com alegria. Sirvamos o Senhor sempre com alegria”.

Os novos ordenandos são:  

Santiago Álvarez; Paolo Arcara; Ignacio Barrera; Randifer Boquiren, Leo Bravo; Ignacio Carriazo; Andrea Cumin; Hugo Dávila; Pablo Edo; Gabriel Fernandez Castiella; Ricardo Furber; Anthony Gichuki; Eduardo Gil; Eugene Grass; Justin Guillespie; Efraim Hennessey Preciado; Josemaría Hernández; Andreas Kuhlmann; José María Lix-Klet; Estanislao Mazzuchelli Urquijo; Fabrizio Melchiori; Fernando Milán; Félix Navarro; Freddy Ngandu Muteba; Francisco Olalla Gallo; Brendam O'Connor; Andrew Parish; Stephan Patt; Pablo Pérez Rubio; Fabio Quartulli; Carlos Ruiz Montoya; Luis Armando Silva; Lloyd Singcong; Andrés Felipe Suárez; Juan Manuel Varas; Paco Vera Zorrilla; Carlos Villar; Pedro Willemsens.