Espírito, família e trabalho

«Não pertencendo ao Opus Dei e, por isso, não conhecendo suficientemente o seu espírito e acção, tenho sido, porém, um leitor atento do pensamento e do caminho que o seu fundador propôs para a purificação e santificação na vida de cada um.» Reflexões que Bagão Félix publica no jornal Expresso (12.10.2002).

Bagão Félix

1. No centenário do nascimento do Beato Josemaría Escrivá já tudo de relevante se disse ou escreveu sobre o seu pensamento, testemunho e serviço.

Não pertencendo ao Opus Dei e, por isso, não conhecendo suficientemente o seu espírito e acção, tenho sido, porém, um leitor atento do pensamento e do caminho que o seu fundador propôs para a purificação e santificação na vida de cada um.

2. Também na minha formação cristã e na minha vida pessoal e profissional tenho vindo a aprofundar ensinamentos e a extrair lições da experiência, cada vez mais consciente da grandeza da vida de todos os dias. Por isso, me atrevo aqui a formular, de um modo muito pessoal e sintético, algumas ideias em que creio, sentindo-me, ao mesmo tempo, identificado com o que conheço do património religioso, moral e humano que ele nos deixou.

3. Assim:

O mais difícil de alcançar é o simples. O mais possível de alcançar é o que mais impossível parece. O maior alimento do direito é o dever. O mais pequeno sacrifício pode ser o mais virtuoso. A maior recompensa do corpo é a serenidade da alma. A mais consistente felicidade é a que está para além da luz que os nossos olhos atingem.

A humildade é irmã gémea da beleza. A sinceridade é irmã gémea da verdade. A perseverança é irmã gémea da bondade. O heroísmo é a perseverança na luta de cada dia. A autenticidade é a verdade do comportamento. A fidelidade é o coração do comportamento. O erro é a constatação da nossa debilidade, mas ao mesmo tempo, a bússola da nossa capacidade. A persistência no erro, porém, é já arrogância e soberba.A mais minúscula verdade supera as mais poderosas mentiras.

O importante não é dissolvido no urgente, avulso ou superficial, porque o importante nem sempre é urgente, raramente é avulso e nunca é superficial. O pessimismo radica na indiferença. O optimismo radica no trabalho e na formação.

A mais insignificante das perfeições é preferível à mais sonante das imperfeições. A vida para ter grandeza tem de ser feita de pequenas coisas, muitas vezes. As virtudes existem para ser praticadas e não apenas enaltecidas. Por isso, o exemplo é o caminho mais curto para o bem e o mais contagiante para os outros. A partir do nosso interior se pode transformar o que nos é exterior. O dever de trabalhar começa no nosso interior e prolonga-se no interior dos outros. A esperança aumenta na razão directa do esforço. Assim se transforma constantemente esperança em realidade viva. Viver activa e comprometidamente é transformar tempo de trabalho em tempo de liberdade e tempo livre em tempo de laboriosidade.

Ao utilitarismo estéril responde-se com a utilidade fecunda com que a vida se deve viver em cada momento. A abnegação, para além do que transporta de dedicação, é o antídoto para o individualismo predador. A família é o útero social que conjuga, na plenitude da sua natureza, vida e trabalho, ter e ser, dar e transmitir.

4. Mas muito mais do que as minhas palavras aqui alinhavadas vale a pena terminar com algumas citações que, iluminadamente, melhor resumem tudo o que quis dizer.

Na encíclica Mater et Magistra está escrito que é necessário «assumir o homem, na sua realidade concreta, de espírito e matéria, de inteligência e vontade».

No Catecismo Católico se afirma que «o trabalho pode ser um meio de santificação e uma animação das realidades terrestres no espírito de Cristo» (CC n.º 2427).

Pio XII, na sua «Mensagem» no Natal de 1957, proclamou que «o trabalho prolonga a obra começada pelo Criador».

Por fim, Josemaría Escrivá alertou-nos: «Se afirmas que queres imitar Cristo e te sobra tempo, andas por caminhos de tibieza.»

Ou ainda: «As obras ao serviço de Deus nunca se perdem por falta de dinheiro; perdem-se por falta de espírito.»

5. Agora, que o Padre Josemaría Escrivá foi canonizado como Santo da Igreja Universal, vale a pena continuar a aprofundar, na vida de cada um, os seus ensinamentos.

Espírito e família. Família e trabalho. Trabalho e espírito. Para uma pessoa com fé, o trabalho, a doação familiar e social, o sacrifício, o perdão são, afinal, diferentes formas de oração. De, com Deus, partilhar o Mistério da Vida.

António Bagão Félix

Ministro da Segurança Social e do Trabalho