32 novos presbíteros do Opus Dei no Ano Sacerdotal

D. Javier Echevarría conferiu no Sábado, dia 8 de Maio a ordenação sacerdotal a 32 diáconos da Prelatura do Opus Dei, procedentes de 14 países. A cerimónia teve lugar em Roma na Basílica de Santo Eugénio e foi transmitida em directo através do site www.opusdei.org.

Fotografías de Juan María San Millán y Alberto García.

Homilia completa do Prelado do Opus Dei

Durante a homilia, o Bispo consagrante recordou que “a divina misericórdia deposita grandes tesouros nas mãos dos sacerdotes. Com essas mãos tomam o pão e o cálice com o vinho, que se converterão no Corpo e Sangue de Cristo”.

“Com essas mesmas mãos – continuou o prelado do Opus Dei – os sacerdotes distribuem o perdão divino no sacramento da Reconciliação e ungem os doentes com os santos óleos. Com essas mãos abençoam as iniciativas apostólicas dos seus irmãos na Igreja, oferecem uma ajuda fraterna aos necessitados e expressam o seu desejo de servir a todos, sem excepções de qualquer tipo”.

D. Javier Echevarría dirigiu-se assim aos novos presbíteros: “A vós, meus filhos que estais quase a converter-vos em presbíteros, digo-vos: permanecei sempre muito perto do Senhor por meio da oração e do sacrifício. Procurai cumprir com amor, todos os dias, os vossos deveres ministeriais. Passai tempo com Jesus Cristo, não apenas no momento da celebração eucarística, mas ao longo de toda o dia. Sede muito devotos da Virgem, nossa Mãe e de São José. Imitai o exemplo de São Josemaria, nosso queridíssimo Padre e assim estareis sempre bem guardados nas mãos de Jesus”.

D. Javier exortou os familiares e amigos dos novos presbíteros e a todos os presentes na cerimónia a “pedir ao Senhor que faça verdadeiramente santos estes e todos os outros sacerdotes do mundo inteiro: acompanhemo-los de perto com a nossa oração e com o nosso sacrifício”.

Ao concluir a cerimónia, D. Javier Echevarría animou todos a unirem-se em oração filial pelo Papa, pelo Cardeal Vigário de Roma e pelos Bispos do mundo inteiro e transmitiu a bênção de Bento XVI para os 32 ordenandos.