A Beata Guadalupe chega ao mundo inteiro

A difusão da devoção à Beata Guadalupe nos cinco continentes é uma nota destacada pelo Pe. José Carlos Martín de la Hoz, postulador diocesano da Causa, que conta as suas impressões nestes primeiros dois anos.

Que ecos tem da influência da Beata Guadalupe na vida das pessoas de hoje?

“Nestes dois gozosos anos desde a beatificação da Guadalupe, fui espetador de dois aspetos que também me impressionaram pessoalmente. O primeiro, o da universalidade da causa, pois chegam cada vez mais favores de países distantes, onde avança a devoção e a fama de santidade da Guadalupe.

GUADALUPE CONTINUA A FAZER VERDADEIROS AMIGOS EM TODO O MUNDo

A segunda faceta que me comove é a facilidade com que Guadalupe penetra no coração de pessoas tão diferentes até chegar à confiança de uma amizade profunda, onde todas as preocupações são orientadas. Parece que Guadalupe, no seu novo papel de beata, continua a fazer verdadeiros amigos em todo o mundo e a ajudar a todos.”

Quando será a canonização?

“Não há dúvida de que estamos mais perto de ir a Roma para a canonização porque, de facto, todos nós que temos carinho e devoção a Guadalupe estamos convencidos de que será muito em breve e que será para a grande glória de Deus. Além disso, desde a beatificação, o desejo da Igreja foi cumprido literalmente, apresentando Guadalupe como modelo e intercessora de todo o povo de Deus.

O certo é que a difusão de pagelas em todas as línguas pelo mundo é grande, assim como as conversas que espalham a devoção entre as amigas de Guadalupe e respetivas amigas suas, conhecidos, parentes e colegas de trabalho. O recurso à vida de Guadalupe e à sua intercessão está a aumentar.

O RECURSO À VIDA DE GUADALUPE E À SUA INTERCESSÃO ESTÁ A AUMENTAR.

Há algum favor que o tenha tocado especialmente?

Fiquei muito impressionado com uma graça extraordinária que veio do México, onde uma dermatologista rezou a Guadalupe com toda a confiança e segurança para intervir na cura da pele e aliviar a dor de uma pessoa idosa que a própria Guadalupe conhecera no México. Impressiona a fé desta médica ao narrar o favor e a alegria porque a doença desaparecera repentinamente.

E alguma coisa de Guadalupe que queira compartilhar connosco?

À medida que a pandemia em Espanha abranda, dá muita alegria ver, quando nos aproximamos do Real Oratorio del Caballero de Gracia na Gran Vía de Madrid, entrar e sair grupos de pessoas de todas as classes e condições sociais, provenientes de todas a parte do mundo e de todas as cidades de Espanha que vêm abandonar as suas preocupações materiais e espirituais diante do Santíssimo Sacramento e piscar o olho a Guadalupe para que interceda por eles.

A Beata Guadalupe no Oratorio del Caballero de Gracia