A força das relações humanas: UNIV 2022 e os jovens em Roma

Mais de 2.000 estudantes irão reunir-se em Roma de 10 a 17 de abril para aprofundar o sentido da Semana Santa e refletir sobre o tema "Reconstruir juntos: a força das relações humanas"

Tal como nos anos anteriores durante a Semana Santa em Roma, e após a pausa forçada de 2020 e 2021, estudantes provenientes de mais de uma centena de universidades de diversas partes do mundo  ainda que, na maioria, europeias, devido às limitações ainda em vigor em numerosos países – reunir-se-ão em Roma para a UNIV 2022, um encontro internacional de estudantes universitários que desejam passar a Semana Santa e a Páscoa em Roma junto ao Papa. Os participantes viverão as cerimónias litúrgicas da Semana Santa e terão vários encontros com o prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz.


Páginas web com informação sobre o UNIV

Univ Forum · Univ Inspire · Univ Hack


Este ano, o comité organizador do UNIV propôs uma reflexão sobre o tema "Reconstruir juntos: a força das relações humanas". Os jovens participantes no encontro Univ procurarão aprofundar na importância das relações humanas de amizade, trabalho, família e, através das conferências e das restantes atividades destes dias na Cidade Eterna, dar razões e ferramentas para as viver melhor, redescobrindo a sua força e valor.
Referindo-se ao tema proposto este ano para a reflexão dos jovens, o porta-voz do UNIV 2022, Clemens Schörghuber, austríaco, explica: «Nos últimos dois anos, o mundo mudou radicalmente. De salas de aula cheias, de concertos e eventos com milhares de pessoas, de reuniões familiares, passámos ao distanciamento uns dos outros, a fim de proteger o que era mais afetado nessa altura: a saúde. Começámos a comunicar através de canais digitais e a tentar adaptar-nos o melhor possível a essa chamada nova normalidade. O tempo passou  prossegue , e pouco a pouco esta separação levou-nos a apercebermo-nos de que algo não estava bem, que desejávamos poder abraçar os nossos familiares, passar tempo com os amigos cara a cara, dar um passeio ou mesmo vir a Roma para participar no UNIV. Começámos a sentir necessidade, naturalmente, de voltar a ter as nossas relações humanas tal como eram antes. Mas é importante salientar que o facto de sentirmos a sua ausência nos levou a fazer perguntas, como: Porque necessito das relações humanas? Como influem as relações humanas na nossa felicidade e na felicidade dos outros? Como é que estas contribuem para a nossa saúde integral?
O UNIV 2022 prevê eventos culturais em vários locais de Roma: conferências, colóquios, exposições, mesas redondas com oradores como o psiquiatra espanhol Enrique Rojas; Susan Hanssen, professora e chefe do Departamento de História da Universidade de Dallas; Christina Crook, comunicadora e jornalista canadiana, autora de dois livros intitulados The Joy of Missing Out: Finding Balance in a Wired World e Good Burdens e Adeline Khouri, engenheiro civil e diretor executivo do Virtuous Leadership Institute em Beirute.
Os encontros UNIV nasceram em 1968 sob a inspiração e impulso de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Nestes 54 anos, mais de 100.000 estudantes universitários participaram no encontro. Todos os anos os estudantes participam na audiência com o Papa. Nesta ocasião, a audiência de 13 de Abril será particularmente significativa, tendo em conta o apelo urgente do Papa Francisco à paz, e a situação dramática de tantos contemporâneos na Ucrânia e em várias áreas de África.
A Prelatura do Opus Dei organiza atividades de formação cristã para acompanhar o programa do encontro. É uma oportunidade de viver a Semana Santa com uma vida de oração mais intensa, conhecer a cidade de Roma, participar em visitas guiadas a museus, exposições de arte, bem como visitas a lugares onde se podem seguir as pegadas da história da Igreja desde os primeiros séculos.