A primeira imagem de S. Josemaria em 3D

Recentemente foi benzida uma capela e uma imagem do fundador do Opus Dei no mosteiro de São Sebastião, em Orihuela (Alicante) – obra do artista Cristóbal Aparicio Barragán, que realizou o modelo por computador e imprimiu a imagem utilizando diferentes tipos de resina.

A primeira imagem em 3D de S. Josemaria

Orihuela é a capital histórica da diocese de Orihuela-Alicante. Aí, o bispo faz a sua entrada montado numa mula após a sua eleição, como manda a tradição desde o século XVI. E uma das suas igrejas principais é o mosteiro de São Sebastião, Bem de Relevância Local, que acolhe as irmãs agostinianas, onde é frequente que vão pessoas rezar ou assistir à Missa, devido à sua localização central na cidade.

Há pouco mais de um ano, um grupo de frequentadores assíduos desta igreja teve a ideia de dedicar uma das suas capelas a São Josemaria, instalando nela uma escultura do santo. Apresentaram-na às irmãs agostinianas, que acolheram a iniciativa encantadas. Desde então, deram todo o tipo de facilidades para a execução do projeto, de modo que apenas um ano depois, a imagem já se pode venerar numa capela lateral da igreja, que, juntamente com a imagem foi benzida pelo Pe. Ignacio Mora-Figueiroa, vigário da delegação do Opus Dei em Aragão e Levante.

A escultura foi realizada pela primeira vez com tecnologia digital e impressão em 3D pelo artista Cristóbal Aparicio Barragán. Foi feito todo o modelo por computador e impresso utilizando diferentes tipos de resina, com um tratamento final a cargo do artista, que lhe conferiu um aspeto de bronze.

Para centrar a atenção e evitar o supérfluo, apostou-se na simplicidade, colocando a imagem num retábulo de madeira de carvalho europeu com ligeiros adornos de folha de ouro.

Além disso, foi colocada uma relíquia de São Josemaria num lateral da capela, para veneração dos que o desejarem.

A tenacidade dos impulsionadores do projeto e a generosidade do artista e de muitos paroquianos de Vega Baja tornaram possível a concretização desta ideia, para dar o melhor acolhimento a este "novo morador", que já passou por Orihuela em 4 de abril de 1945, mas que desde agora ali reside estavelmente.

A fé dos habitantes da Vega Baja del Segura foi mais uma vez demonstrada pelo êxito deste projeto em tempo recorde.