Álvaro del Portillo na Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos

Entre 15 e 30 de setembro a Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos da Universidade Politécnica de Madrid apresenta uma exposição sobre Álvaro de Portillo, estudante desta Escola entre 1934 e 1941.

Escuela de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos da Universidade Politécnica de Madrid

A sua próxima beatificação é um motivo de orgulho para a Escola, explica Eugenio, catedrático da Escola e um dos organizadores da exposição. D. Álvaroé o primeiro engenheiro civil beatificado e penso que a sua passagem por esta escola marcou o seu modo de ser e de agir. Sentiu-se sempre muito engenheiro”.

D. ÁLVARO É O PRIMEIRO ENGENHEIRO CIVIL BEATIFICADO E PENSO QUE A SUA PASSAGEM POR ESTA ESCOLA MARCOU O SEU MODO DE SER E DE ATUAR

A Escola de Engenheiros de Estradas era uma das escolas de maior prestígio de Madrid nos anos trinta. Em 1933 Álvaro apresentou-se às provas pela segunda vez juntamente com outros 549 candidatos e foram admitidos 23 estudantes. Esta dificuldade encontra-se retratada numa das piadas que se contavam alguns anos depois:

- Olha, Pepe, é verdade que nós não somos nada!

- Tu talvez não sejas, mas eu sou engenheiro civil!

Álvaro del Portillo na Escola de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos

José Luis Múzquiz, um dos três primeiros sacerdotes da Obra, também com um processo de beatificação em curso e também estudante desta escola, recordava como “um dia S. Josemaria contou-me um episódio, fazendo-me entender a tão grande entrega de Álvaro e fiquei impressionado pois eu tinha terminado o meu curso e tinha esse orgulho tolo que então todos os engenheiros civis tínhamos”.

Ángel Vegas, também estudante da Escola, recordava como “me surpreendia porque era um dos alunos mais brilhantes da Escola e, simultaneamente, uma pessoa muito tratável e simples; muito inteligente, alegre, culto, simpático, amável e, sobretudo – isto é o que me chamava a atenção – profundamente humilde, de uma humildade extraordinária, que deixava marca. Não disse esta frase por acaso. Álvaro deixava marca.”

Depois de terminar o curso de Engenharia Civil em Julho de 1941 foi destinado para trabalhar no vale do rio Segura. Após ter tomado posse do lugar, solicitou licença sem vencimento para dedicar todo o tempo possível à sua preparação para o sacerdócio e para colaborar com São Josemaria na direção do Opus Dei.

D. Eijo y Garay, Bispo de Madrid, recordava que “quando Álvaro me veio comunicar a sua determinação de se ordenar sacerdote perguntei-lhe: Álvaro apercebes-te de que vais perder a tua personalidade? Agora és um engenheiro de prestígio, e depois vais ser um padre mais. Fiquei comovido com a sua resposta: Senhor Bispo, há muitos anos que ofereci a personalidade a Jesus Cristo”.

Foto de um documento de identidade de Álvaro del Portillo

A exposição será inaugurada no dia 15 de Setembro às 12h30 com uma mesa redonda em que intervirão Fco. Javier Martín Carrasco, Diretor da E.T.S. de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos; Edelmiro Rúa, Catedrático emérito da E.T.S. de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos; Andrés Monzón, Catedrático de Transportes da E.T.S. de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos; Teresa Sádaba, Porta-voz da Comissão de beatificação de Álvaro del Portillo e Sálvador Bernal, biógrafo de Álvaro del Portillo.

Informação para chegar à exposição.