Documentário de um casal incrivelmente normal

A Fundação Beta Films editou um novo documentário sobre a história de Tomás Alvira e Paquita Domínguez, um casal em processo de beatificação. Vários filhos do casal e alguns amigos que conviveram com eles de muito perto contam que o carinho, o entusiasmo, a serenidade e o bom coração faziam parte do ambiente que se vivia em casa dos Alvira.

Através de muitas entrevistas, o documentário da Beta Films (que também se pode ver em losalvira.com) vai-nos aproximando do que foi a vida de um casal normal, que transmitiu aos seus filhos e amigos um exemplo de vida cristã no dia a dia.

Fotografia da família Alvira Domínguez

A sua filha Concha, que vive atualmente no Quénia, deixa recordações muito sugestivas: “Eu não me lembro dos meus pais a pensar neles próprios, mas sim cada um pensava no outro e nos outros”.

Várias alunas de Paquita contam as suas recordações neste documentário

ELES NÃO FAZIAM GRANDES COISAS, MAS FOCAVAM TUDO NO AMOR

Uma das personagens mais impactantes do documentário é protagonizada por Isabel Bueno, uma empregada doméstica que trabalhou na casa dos Alvira desde muito nova e durante muitos anos. Além de descrever o ambiente daquela casa, dá uma pista para se conseguir perceber este casal: “Eles criaram uma família normal, com oito filhos. Pois olhe, para os vestir o que é que lhes compro? Que lhes visto? Era um casal tão simples… eles não faziam grandes coisas, mas focavam tudo no amor”.

Via-se como se olhavam depois de 40 anos de casamento e …

DEMO-NOS CONTA DE QUE GOSTAVAM DE NÓS, DO PORTEIRO DA ESCOLA, DAS PESSOAS DA SECRETARIA; DE TODA A GENTE

Outro casal, muito mais novo que os Alvira, os Garcia Arenillas, por diversas circunstâncias conviveram muito com eles, e na sua entrevista também refletem o impacto que lhes causaram: “Este casal, acho que gostavam assim de toda a gente. (…) Porque às vezes chegámos a pensar: Que sorte temos! Como gostam de nós estas pessoas! Mas demo-nos conta de que gostavam de nós, do porteiro da escola, das pessoas da secretaria; de toda a gente”.