Escriva.org, um site para aprofundar na mensagem de S. Josemaria

Os livros de S. Josemaria oferecem sugestões para quem deseja ser encontrado por Deus na sua vida corrente. O primeiro livro foi publicado em 1939: Caminho. O lançamento do site escriva.org facilita agora o acesso a numerosos escritos do fundador do Opus Dei.

Um motor de busca especialmente eficaz, categorias temáticas, mais de 20 idiomas, um design claro e simples, facilidade de leitura e velocidade de carregamento em conexões lentas, são algumas das novidades do novo site.

Caminho, a obra mais popular, pode ser consultada no novo site, juntamente com Sulco e Forja, e as coleções de homilias Amigos de Deus e Cristo que Passa; o primeiro e o segundo volumes de Cartas, as Entrevistas a S. Josemaria e Em diálogo com o Senhor, publicados nos últimos anos como edições críticas, também foram adicionados. Por enquanto alguns destes textos só estão disponíveis em espanhol.

Página principal de escriva.org

Outros textos – alguns ainda inéditos – vão seguindo o plano de publicação das obras que S. Josemaria deixou escritas. A sua preparação foi confiada ao “Istituto Storico San Josemaría Escrivá”, que publicará estas obras em edições críticas que as contextualizam e acrescentam informações aos textos. Algum tempo após a edição na língua original ou das sucessivas traduções, serão acrescentadas pouco a pouco ao site escriva.org para acesso universal, com os correspondentes índices de matérias e referências à Sagrada Escritura.

Quatro inovações do site dos escritos de S. Josemaria

As novidades e inovações deste site centraram-se em dar solução aos quatro problemas que se identificaram no antigo site escrivaobras.org: idiomas disponíveis e problemas de visão, de conexão e de compatibilidade de dispositivos. Atualmente, em escriva.org disponibilizam-se traduções em 24 idiomas – já que nem todas as 142 traduções de Caminho foram digitalizadas – e serão acrescentadas progressivamente as que forem preparadas.

Tendo em conta as pessoas com problemas de visão ou que tenham dificuldade em visualizar páginas com baixo contraste, os tipos de letra, os fundos e as cores do site escriva.org foram escolhidos de forma a facilitar a navegação de maneira amigável e simples.

Índice de matérias segundo o livro que se queira consultar.

Por outro lado, o site foi adaptado para funcionar corretamente e sem problemas em países que não têm uma boa conexão com a Internet. Com as alterações introduzidas, os tempos de carregamento foram reduzidos na maioria dos países e também nos dispositivos móveis em que se acede ao site: nos mais simples ou mais antigos também serão notórias as melhorias em comparação com o site anterior.

Como tirar o máximo proveito de escriva.org?

As obras de S. Josemaria publicadas neste portal somam vários milhares de páginas, com um conteúdo amplo e rico. Para os utilizadores que desejam encontrar citações ou ideias específicas de acordo com uma determinada área temática, foi criado um índice que agrupa todos os textos por matérias.

O site também oferece um poderoso motor de busca que permite localizar rapidamente qualquer palavra e encontrar citações com facilidade. A partir de agora será mais fácil, por exemplo, escolher uma referência de S. Josemaria sobre a santificação do trabalho, o amor ao Papa ou a filiação divina.

Discriminação por temas na classificação dos textos de S. Josemaria.

Cada matéria está subdividida em categorias. Por exemplo, se quisermos algumas ideias sobre o apostolado para a nossa oração pessoal. No índice temático a palavra “apostolado” leva-nos a quase cinquenta subcategorias relacionadas, como “apostolado no lar”, “eficácia apostólica”, “frutos”, “superabundância de vida interior” ou “instrumentos de Deus”, cada uma com várias citações das obras de S. Josemaria.

Algo semelhante acontece com as citações bíblicas, já que, ao lado do índice temático, foi elaborado um índice de referências da Sagrada Escritura, organizado de acordo com os livros do Antigo e do Novo Testamento. Em cada um deles estão listados os versículos citados por S. Josemaria, com um link para o parágrafo em que são mencionados. É possível procurar citações de uma obra específica ou, a partir do índice geral, ter acesso a todos os textos que utilizam essa fonte.

Índice de referências a Sagrada Escritura.

Todas essas melhorias na classificação temática tornam muito mais simples a busca de comentários sobre as cenas evangélicas da Anunciação, do jovem rico ou das pescas milagrosas, por exemplo; ou a localização de uma passagem ou de um ponto em que se fala da vida de infância espiritual, da mortificação ou da alegria. Quando alguma das suas obras não esteja disponível num determinado idioma, é também indicado em que outros idiomas estas podem ser consultadas.

Uma ajuda para a vida cristã

No site encontramos alguns testemunhos de pessoas muito variadas que encontraram em Caminho uma ajuda para começar a rezar, um consolo em momentos complexos ou um estímulo para ter uma vida cristã sólida[*]: encontros fortuitos, leituras clandestinas em países onde a fé era perseguida... A ampla difusão de Caminho e o seu serviço às almas têm a ver com a experiência sacerdotal do fundador do Opus Dei e com a sua vida interior. O leitor não encontra uma lista de teorias mais ou menos piedosas: conversa com um sacerdote que contagia o seu amor a Deus. Esses testemunhos são, em certo sentido, a ponta do iceberg do bem que fizeram todos os livros de S. Josemaria.

Os livros Santo Rosário e Via Sacra são uma grande ajuda para a piedade pessoal. Qualquer pessoa que tenha meditado as homilias de Cristo que Passa, Amigos de Deus ou Amar a Igreja pode testemunhar como estas leituras permitem realizar o panorama descrito no ponto 754 de Forja:

«Ao abrires o Santo Evangelho pensa que não só tens de saber o que ali se narra – obras e ditos de Cristo – mas também tens de vivê-lo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência.

Nosso Senhor chamou os católicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida.

Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: “Senhor, que queres que eu faça?”… – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante.

Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos».

A publicação em 2017 de uma nova coleção de homilias e meditações, como Em diálogo com o Senhor, ou em 2020 o início da publicação das suas cartas aos fiéis do Opus Dei, permitem aprofundar no tesouro da mensagem de S. Josemaria. No livro Entrevistas a S. Josemaria – que inclui a emblemática homilia Amar o mundo apaixonadamente, pronunciada no campus da Universidade de Navarra –, o seu pensamento é apresentado com a radicalidade da sua novidade, tal e como relatam os jornalistas de Le Figaro, The New York TimesTime, L'Osservatore della Domenica, TelvaGaceta Universitaria e Palabra.

O fundador do Opus Dei muda de registo segundo o tipo de texto – discursos académicos, pontos de meditação, homilias ou entrevistas –, mas há um fundo comum, um interesse em ajudar o leitor – ou o ouvinte – a transmitir uma mensagem limpa que a retórica ajuda a iluminar, para que a luz recaia sobre o conteúdo e não sobre a forma: «Asseguro-vos, meus filhos, que, quando um cristão realiza com amor a mais intranscendente das ações diárias, ela transborda da transcendência de Deus. Por isso vos tenho repetido, com insistente martelar, que a vocação cristã consiste em fazer poesia heroica da prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não; onde se juntam deveras é nos vossos corações, quando viveis santamente a vida de cada dia…» (Entrevistas a S, Josemaria, n. 116).


[*] Muitos destes testemunhos podem ser encontrados no livro gratuito em espanhol Compañeros de Camino.