Estátua de S. Josemaria em Bucareste

O Arcebispo de Bucareste, D. Ioan Robu, presidiu à cerimónia de inauguração de uma escultura de São Josemaria na paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus na capital romena.

A estátua é em pedra e é obra do escultor Etsuro Sotoo, um artista japonês que trabalha atualmente na Basílica da Sagrada Família de Barcelona.

A igreja de Santa Teresa é muito conhecida em Bucareste, porque está ao lado do cemitério e da escola católica. Nela foi celebrada nos últimos anos a missa por ocasião da memória litúrgica de São Josemaria.

O pároco recebeu a estátua como oferta de um fiel que queria agradecer a Deus a ajuda que tinha recebido por intercessão do fundador do Opus Dei.

A estátua foi colocada no jardim da paróquia. São muitas as pessoas que passam por lá para rezar no cemitério, na igreja ou simplesmente de passagem para a escola ali ao lado. Agora poderão sentar-se junto de São Josemaria ou acender-lhe uma vela para pedir pelas suas necessidades.

Embora São Josemaría Escrivá nunca tenha podido pisar solo romeno, amava profundamente essa terra e rezou muito pelo país. Em 1955 pedia à Virgem na catedral de Viena: “ Sancta Maria, Stella Orientis , filios tuos adiuva !” – Santa Maria, Estrela do Oriente, ajuda os teus filhos! – pondo sob a sua maternal proteção os povos da Europa oriental, que sofriam instabilidade política e social. Ele próprio tinha sofrido perseguição religiosa na guerra civil espanhola.

Já nos anos cinquenta São Josemaria tinha incentivado fiéis do Opus Dei a estudar romeno para que se pudesse ir trabalhar para o país dos Cárpatos, mas esse sonho não pôde cumprir-se por falta de liberdade religiosa.

São Josemaria não sabia romeno, mas contava que nalguma ocasião – em noites de insónia – tinha ouvido uma emissora de rádio de língua romena e tinha compreendido algumas palavras de origem latina.

O trabalho estável do Opus Dei começou em 2009. Recentemente foi editada nesse idioma a primeira biografia do Fundador.