Granada dedica uma capela ao novo Santo

D. Antonio Cañizares, arcebispo de Granada, e D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, benzeram na igreja de Santo Ildefonso (Granada, Espanha) uma capela dedicada a S. Josemaría no passado dia 16 de Novembro.

Quadro da nova capela dedicada a S. Josemaría

D. Antonio Cañizares, recentemente nomeado arcebispo de Toledo, disse na cerimónia: “Com esta capela - certamente entre as primeiras que se dedicam a S. Josemaría e ao seu culto após a canonização - a diocese de Granada cumpre um dever de gratidão para com o Opus Dei e o seu fundador, que tanto fez e faz por ela desde 1945. Por isso, as minhas felicitações também para toda a diocese, que sempre terá aqui a recordação da nossa vocação comum à santidade na vida quotidiana”. Para o bispo de Granada, “a vida e os ensinamentos do fundador do Opus Dei são uma dádiva de Deus à humanidade”.

Terminada a cerimónia da bênção e inauguração da capela de S. Josemaría Escrivá, as autoridades religiosas dirigiram-se para a Catedral de Granada, onde cerca de seis mil pessoas aguardavam o início da missa de acção de graças pela canonização do novo santo.

O arcebispo de Granada (esq.) em Santo Ildefonso

No interior da igreja tinham sido colocados quatro ecrãs gigantes para que os fiéis pudessem seguir a cerimónia religiosa que foi presidida pelo arcebispo de Granada, D. Antonio Cañizares, e concelebrada por D. Javier Echevarría, pelo vigário geral do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, pelo vigário da Prelatura em Espanha, D. Ramón Herrando e por outros sessenta sacerdotes da igreja diocesana de Granada e da prelatura do Opus Dei.

Na homilia, D. Javier Echevarría recordou que em 1945 S. Josemaría ficou surpreendido pela beleza de Granada e impulsionou a criação do Colégio Mayor Albayzín numa zona marginal da cidade. “Desde essa data, quantas graças derramou Deus sobre inúmeras pessoas destas terras, servindo-se do espírito e dos ensinamentos de S. Josemaría, que com a mediação da sua mãe, Nossa Senhora das Angústias, continua a mostrar hoje a sua benevolência!”.

O prelado do Opus Dei convidou os presentes a procurar a santidade na profissão, nas relações sociais e na família, pois “Deus chama-nos a ser santos: sim, santos; não simplesmente bons”. Trata-se, afinal, de servir a Deus e aos homens “nas coisas correntes”, evitando o perigo de uma vida dupla, separando a fé da vida quotidiana e a vida quotidiana da fé.

Mons. Echevarría foi rezar na capela da Virgem das Angústias

Depois da homilia de D. Javier Echevarría, o Arcebispo de Granada acrescentou que todos os cristãos devem saber que, em momentos difíceis para a Igreja, “Deus continua a suscitar santos que nos ajudam a dar-nos conta de que é possível amar a Deus sobre todas as coisas no meio do mundo”.

Finalmente, o prelado do Opus Dei quis repetir as visitas que S. Josemaría fez a Nossa Senhora das Angústias e foi rezar à sua Basílica.