Jovens brasileiros rumo a Lisboa (2): convívio em Fátima

Apresentamos algumas histórias de jovens brasileiros que participarão da JMJ em Lisboa, agosto de 2023.

Antes de começar a JMJ em Lisboa, as jovens brasileiras participarão num convívio em Fátima, em torno do tema da JMJ: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Além dessa preparação espiritual, o convívio também promoverá uma integração entre as peregrinas do Brasil, já que há várias de cidades diferentes, sendo essa uma oportunidade para conviverem, conhecerem-se e criarem laços de amizade. Outra finalidade deste convívio, é o crescimento na devoção mariana, pois todas leram o livro sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima e a autobiografia da Irmã Lúcia.

Além disso, elas participarão no Rosário na procissão das velas, que é uma tradição que acontece aos sábados em Fátima. Depois, irão aos Valinhos, que é próximo de onde está a casa dos irmãos Francisco e Jacinta e da prima deles, Lúcia e onde foram as aparições do anjo.

Ainda em Fátima, receberão uma formação que se chama “Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam” – para reforçar o amor ao Papa, a Cristo e a Maria – que devem ser as maiores devoções do cristão na terra, como gostava de lembrar S. Josemaria Escrivá.

Desde a abertura das inscrições em outubro de 2022, 150 estudantes – entre voluntárias e peregrinas – decidiram embarcar rumo a Lisboa. Assim, ao longo deste ano, houve várias atividades de preparação, materiais e espirituais.

Isabel, Maiara e Ana Luiza – estudantes de Gastronomia no Centro de Capacitação Profissional Moinho, em São Paulo – confecionaram tortas para arrecadar dinheiro para irem à Jornada

Uma delas compartilha: «Estamos muito animadas, porque queremos especialmente estar com o Papa, crescer na nossa fé e maravilharmo-nos mais com a Igreja Católica! Tem sido uma preparação feita com muito carinho e oração, ainda que em alguns momentos custe bastante esforço de cada uma».

Obrigada Santo Padre, por nos oferecer essa oportunidade! Obrigada Portugal, por receber o Brasil e o mundo de braços abertos!