Lares luminosos alegres

No dia 26 de Dezembro a Igreja celebrou a festa da Sagrada Família: publicamos vídeos e textos de Bento XVI, de São Josemaria e do prelado do Opus Dei sobre o matrimónio e a família.

São Josemaria na Universidade de Navarra (8 de outubro de 1967)

"Ao pensar nos lares cristãos, gosto de os imaginar luminosos e alegres, como foi o da Sagrada Família. A mensagem de Natal ressoa com toda a força: Glória a Deus no mais alto dos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade. Que a Paz de Cristo triunfe nos vossos corações, escreve o Apóstolo. A paz de nos sabermos amados pelo nosso Pai Deus, incorporados em Cristo, protegidos pela Virgem Santa Maria, amparados por S. José. Esta é a grande luz que ilumina as nossas vidas e que, perante as dificuldades e misérias pessoais, nos impele a seguir adiante com ânimo. 

Cada lar cristão deveria ser um remanso de serenidade, no qual se notasse, por cima das pequenas contrariedades diárias, um carinho profundo e sincero,  uma tranquilidade profunda, fruto de uma fé real e vivida".

São Josemaría Escrivá (Cristo que passa, 22)

Vídeos sobre a família Construir a família (em espanhol)

Vídeo de 33 minutos com ensinamentos de São Josemaria sobre a vida em família: o amor entre os esposos, o convívio com os filhos, Deus na família...

São Josemaria fala da família, do matrimónio e da educação dos filhos

“Abençoo o matrimónio com as minhas duas mãos de sacerdote”, dizia São Josemaria. Recomendava aos cônjuges que discutissem pouco e que acabassem sempre com o perdão e um abraço. Seis vídeos breves de encontros de São Josemaria com diversas pessoas.

O Prelado do Opus Dei fala da família

Vídeo breve da tertúlia do Prelado do Opus Dei com participantes num congresso sobre a família em Roma. D. Javier fala sobre o convívio entre os cônjuges e a educação dos filhos.

Textos de Bento XVI sobre a família

Palavras do Papa no Encontro Mundial da Família em Valência

Textos do Papa na sua visita a Espanha por ocasião do encontro Mundial da Família em Valência  - 9 e 10 de Julho de 2006.

 

São Josemaria fala do matrimónio e da família

- O matrimónio

- Deus e a família Textos do Prelado do Opus Dei sobre a família Carta do Prelado do Opus Dei sobre a família

Destacamos os parágrafos que, nessa carta, são dedicados à necessidade de fortalecer a instituição familiar.

Homilía de D. Javier Echevarría na Jornada mariana da família em Torreciudad. (2007/09/08) 

Histórias de famílias

Laurent e Solange: o seu casamento e o Opus Dei

Solange e Laurent são um jovem casal de Paris, com três filhos pequenos. Pertencem ambos ao Opus Dei e neste vídeo explicam como a vida espiritual os ajuda a amarem-se mais (4’41’’).

"Ter uma família numerosa obriga-nos a estar sempre em forma"

Patrícia Donesteve é arquitecta, Paulo Poole estudou no ICADE (Instituto Católico de Administración y Dirección de Empresas) e tem um mestrado do IESE. Casaram há 16 anos e têm agora 10 filhos.