Mensagem do Prelado (15 de março de 2024)

Com o aproximar da Semana Santa, o prelado do Opus Dei convida-nos a refletir sobre como podemos tornar Cristo presente na nossa vida.

Queridíssimos, que Jesus me guarde as minhas filhas e os meus filhos!

A proximidade da Semana Santa convida-nos já a intensificar a nossa contemplação de Jesus na cruz. A isto vai-nos ajudando liturgicamente a Quaresma que, como todas as dimensões da vida cristã, leva-nos a identificar-nos com Jesus. Vêm-me à memória aquelas palavras que São Josemaria dirigiu a um grupo de filhos seus: «Mostrai claramente o Cristo que sois, pela vossa vida, pelo vosso Amor, pelo vosso espírito de serviço, pelo vosso empenho em trabalhar, pela vossa compreensão, pelo vosso zelo pelas almas» (13/06/1974). Com a ajuda da graça, podemos sempre crescer num amor que não fique na superficialidade, mas que se manifeste também na preocupação com os outros. O espírito de serviço, o desejo efetivo de amar com obras cada pessoa tal como ela é – com as suas virtudes e defeitos – reflete, apesar da nossa pequenez, o rosto do Senhor.

Outra forma de manifestar Cristo é a obediência. Durante a Semana Santa, contemplaremos como Jesus «se humilhou a si mesmo e se fez obediente até à morte e morte de cruz» (Fl 2, 8). Sugiro que continueis a meditar na carta sobre a obediência que vos enviei no mês passado. Como vos dizia, precisamos de viver uma obediência inteligente, integrada na nossa liberdade. Deste modo, não nos deixaremos arrastar pelos acontecimentos, mas teremos um coração atento ao que Deus nos quiser dizer através das pessoas e das circunstâncias.

Dentro de alguns dias, celebraremos a solenidade de São José. Meditando sobre a sua vida, vemos que, a par dos momentos de alegria, não faltou a dor e a dúvida. Confiando nos projetos que Deus lhe tinha preparado, encontrou uma felicidade que não dependia tanto das coisas exteriores, mas da sua união com Jesus e Maria. Podemos pedir-lhe que nos ensine a cuidar melhor o trato com Jesus e Maria e a ter assim a força e a alegria de servir os outros.

Conto com as vossas orações pelas minhas intenções. Entre elas, os trabalhos que estamos a desenvolver com a Santa Sé para a adaptação dos estatutos. Há algumas semanas tivemos um encontro no Dicastério do Clero, num clima acolhedor e familiar. Continuai a rezar com paz e serenidade pelos próximos passos deste trabalho.

Com todo o afeto, abençoa-vos

o vosso Padre

Fernando Ocáriz

Roma, 15 de março de 2024