“Olhar com entusiasmo e esperança para o futuro que nos espera”: Mons. Ocáriz

Homilia e discurso do Prelado do Opus Dei na inauguração do ano académico da Universidade Pontifícia da Santa Cruz (Roma).

Cristo ressuscitado como centro e raiz do trabalho

“Cristo ressuscitado, que derramou o Seu sangue, faz-se presente sob as espécies do pão e do vinho e transmite-nos a Sua paz. Os discípulos encheram-se de alegria, e nós também nos abrimos a esta alegria e a esta paz”. Assim iniciou o Prelado do Opus Dei a homilia de abertura do ano académico da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma. E prosseguiu, dirigindo as suas reflexões para o mistério eucarístico: “Como nos exortava S. Josemaria, procuremos que o nosso trabalho tenha como centro e raiz a celebração eucarística: Cristo, que nos mostra o seu amor na Cruz (…). Assim, é mais fácil que esta seja uma comunidade de mestres e discípulos, familiar e alegre”.

“Estamos aqui em Roma, juntamente com o Papa, há mais ou menos anos, e o Senhor quer confiar a cada um de nós esta maravilhosa tarefa de transmitir a verdade. Desta forma, o mundo encher-se-á de paz”, disse também Mons. Ocáriz na sua homilia.

Em oração pelo Sínodo

Por fim, tendo em conta o início iminente da primeira sessão do Sínodo dos Bispos, Mons. Ocáriz convidou a comunidade académica a rezar intensamente por esta intenção, como pediu o Papa Francisco.

(leia aqui uma tradução da homilia que pregou em italiano)


Discurso de Mons. Fernando Ocáriz na cerimónia de abertura do ano académico da Universidade Pontifícia da Santa Cruz

“Olhar com entusiasmo e confiança para o futuro que nos espera”. Este é o objetivo proposto pelo Grão Chanceler da Pontifícia Universidade da Santa Cruz e Prelado do Opus Dei, ao inaugurar o 39.º curso académico do ateneu, depois da celebração Eucarística.

“O entusiasmo é a atitude própria de quem embarca num novo caminho ou numa nova etapa. (…) Ao mesmo tempo, quem se lança num novo caminho sabe que haverá dificuldades. Por isso, é necessário alimentar a esperança, que é a espera cheia de confiança na realização dos planos de Deus”, explicou.

E continuava: “o entusiasmo e a esperança são componentes da valentia que cada nova etapa de um percurso requer. Valentia para identificar projetos que possam alargar os horizontes da universidade. (…); valentia para tomar decisões que terão repercussões importantes no futuro e para as quais é necessário pensar no bem-estar daqueles que virão depois de nós”.

“Como deixou escrito S. Josemaria em Caminho: 'Dá um motivo sobrenatural à tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho'. Isto é também um estímulo para ver o alcance do bem que o trabalho, se oferecido a Deus, pode ter, não só para os diretamente envolvidos, mas para toda a humanidade”, concluiu mons. Ocáriz.