Telegrama do Papa: D. Álvaro, "precioso exemplo de vida"

O Papa Francisco deseja que "seja posta em evidência o precioso exemplo de vida do fiel seguidor e primeiro sucessor do santo fundador do Opus Dei". Assim refere um telegrama enviado aos participantes do congresso que tem lugar em Roma.

D. Álvaro del Portillo.

Por ocasião do Congresso dedicado ao Venerável Bispo D. Álvaro del Portillo, primeiro Chanceler da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, no centenário do seu nascimento, o Sumo Pontífice Francisco dirige o seu pensamento de bom augúrio, com a esperança de que seja posta em evidência, como é oportuno, o precioso exemplo de vida do fiel seguidor e primeiro sucessor do santo fundador do Opus Dei e promotor desta Universidade Pontifícia para o serviço da Igreja, sacerdote zeloso, que soube conjugar uma intensa vida espiritual fundamentada na fiel adesão à rocha que é Cristo, com um generoso empenho apostólico que o converteu em peregrino pelos cinco continentes, seguindo as pegadas de São Josemaria, merecedor da frase bíblica do Livro dos Provérbios: "Vir fidelis multum laudabitur" (28,20).
Sua Santidade exorta a imitar a vida humilde, alegre, escondida, silenciosa, mas também decidida no testemunho da perene novidade do Evangelho, anunciando a chamada universal à santidade e a colaboração com o trabalho quotidiano para a salvação da humanidade.
O Santo Padre, enquanto pede uma oração por Ele e pelo seu ministério, invoca a luz do Espírito Santo para uma frutífera reflexão e concede do coração a Vossa Excelência, ao reitor magnífico e aos professores a implorada bênção apostólica, extensiva aos presentes e a todos os que frequentam a Universidade Pontifícia.
Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado de Sua Santidade