UNIV 2023: com os pés em Roma e o coração na Turquia e na Síria

Mais um ano, o encontro UNIV em Roma reunirá 3.000 estudantes universitários. Participarão nas cerimónias da Semana Santa e irão debater sobre a busca da felicidade. Realizarão também donativos à Cáritas para a Turquia e para a Síria a fim de contribuir para aliviar a crise humanitária.

Rezar na Semana Santa com o Papa Francisco, debater com universitários de todo o mundo sobre aquilo que constitui uma vida feliz, passear pelas ruas da Cidade Eterna, e contribuir financeiramente com aqueles que têm de reconstruir as suas vidas após um terramoto, são os motivos que levarão centenas de universitários a Roma nos próximos dias 2 a 9 de abril.

Estes serão dias para participar nas cerimónias da Semana Santa e para se interrogar pessoalmente sobre a fé e a própria vida. Esta experiência será enriquecida pela proximidade com o Santo Padre, por um encontro de catequese com o Prelado do Opus Dei e por conversas com outros estudantes universitários pelas ruas de Roma.

Os universitários assistirão à audiência com o Papa Francisco na quarta-feira, 5 de abril, se a saúde do Pontífice o permitir. Para tornar realidade o seu desejo de ajudar a Igreja, os participantes doarão voluntariamente uma quantia à Cáritas da Turquia e da Síria, que trabalha com as famílias afetadas pelo terramoto do passado dia 6 de fevereiro. Uma catástrofe humanitária que os participantes do UNIV não querem esquecer e desejam aliviar na medida das suas possibilidades. Na imagem pode ver-se o cartaz com um QR code que pode ser utilizado para canalizar esta ajuda financeira.

Os eventos académicos irão girar em torno do tema "A Busca da Felicidade". O debate será conduzido por especialistas como Arthur Brooks, Professor da Prática de Liderança Pública na Kennedy School da Universidade de Harvard (Estados Unidos); Florencia Aguilar, Diretora Executiva do Austral World Building Lab (Argentina); e Pietro Cum, CEO e Diretor Geral do ELIS (Itália), entre outros.

O porta-voz do UNIVForum 2023, o norte-americano Robert Marsland, explica que "no último meio século fomos capazes de sondar as profundezas do espaço e sequenciar o genoma humano, mas ainda estamos a lutar para responder a duas perguntas simples: o que é a felicidade e como a podemos aumentar? De Sócrates a Sartre, nenhum filósofo tem sido indiferente à questão do florescimento humano; é a premissa oculta de toda a publicidade e a razão por detrás de cada ida ao consultório médico".

Os encontros UNIV nasceram em 1968 sob a inspiração e o impulso de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Nestes 55 anos más de 100.000 estudantes universitários participaram nesses encontros. 

O texto dos vários encontros e a lista de temas das edições anteriores do UNIV, juntamente com outras informações, encontram-se nos sites www.univforum.org e  www.univinspire.org.